domingo, abril 06, 2003

Mar à coca-cola
O mar não virou sertão, mas sim uma imitação de "coca-cola". Assim parecia o mar em Atafona e Grussaí, em Sâo João da Barra (RJ), nos últimos sábado e domingo. Por causa do produto químico despejado no Rio Pomba, em Cataguases, estado de Minas Gerais, a água contaminada atingiu o Rio Paraíba do Sul. No pontal de Atafona, onde acontece o "encontro" do rio com o mar, o desastre ecológico chegou ao Oceano Atlântico. O avanço do mar em Atafona, talvez pela primeira vez, deixava de ser o centro das atenções.

Apesar do sol intenso no fim-de-semana, as praias estiveram com pouco movimento. Na orla pessoas que queriam "ver prá crer". Muitas com filmadoras e câmeras fotográficas para registrarem o drástico episódio. Uma prova de que não é um pesadelo, mas realidade.

Em alguns estabelecimentos comerciais de Grussaí havia listas para serem assinadas. Tentativa de sensibilizar autoridades públicas para a construção de uma barragem que impeça que a água contaminada atinja a lagoa de Grussaí. Equipe do Projeto Tamar (tartaruga marinha) fez coleta de material para exame. A fauna marítima ficou indefesa.

A mancha tóxica avança... Faz mais vítimas... Próxima passagem: praias do Espírito Santo.

Apesar de tudo isso, o sol ainda descansa no mar e se ergue, dando uma nova chance para que os homens acertem da próxima vez.

Nenhum comentário:

users online