segunda-feira, fevereiro 25, 2013

[croniquinha de segunda]


Velho tem que ser velho

Vitor Menezes

Envelhecer deveria ser um direito humano básico. Essa história de velho ativo, serelepe, dançarino, trabalhador, turista, é uma bobagem. Velho tem que ser velho. Ficar agarrado na cadeira de balanço em casa, olhando o horizonte perdido e embaralhando memórias até se perder deste mundo em suas caduquices e dele se despedir sem dor.

O velho com compromissos, com horários e agendas, com deveres de provedor, com a obrigação de manter-se alegre, é uma deformidade dessa cultura produtivista que nos faz crer que o trabalho serve de sentido e ao homem dignifica. Conversa fiada para manter consumidores consumindo mais e por mais tempo.

Velho bom é velho velho. Acorda alheio à correria da casa e vê todos se esvaírem porta afora nas primeiras horas da manhã. Depois abre pastas e consulta antigos recortes de jornal. Dá de comer ao passarinho. Ouve rádio na varanda. Almoça enquanto assiste o Globo Esporte. Dorme depois do almoço e, se tiver com muito sono, só acorda na hora da Ave Maria. Se antes, caminha até a praça para sentar no banco de madeira e observar o desassossego do povo.

Esse negócio de velho Niemeyer, velho Dercy Gonçalves, velho Darcy Ribeiro, que velhavam suas velhices disfarçando-se de jovens, é de um mau gosto patético.

Muitas crianças de hoje mal sabem o que é ter avô ou avó. Eles estão ocupados, não podem ficar com os netos. Não contam histórias, não resmungam impertinências, não dizem que essa juventude está perdida. Dia desses vi até um concurso de vovós gostosas, que desfilavam de biquíni na passarela, deixando enrubescidos os parentes.

Se é verdade que o Brasil guarda uma grande contribuição para a humanidade, minha sugestão é a de que seja essa: o resgate do velho velho. Vamos lembrar ao mundo o grande prazer da indolência e parar de fazer com que os velhos se comportem como se velhos não fossem.

5 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Eita, Vitim!!!! kkk

Sabe que concordo 80% com você...Os velhinhos e velhinhas tem que ter a dignidade que lhes cabe, mas acho que você está brincando... e até exagerando um pouco quando diz que eles tem que esperar a caduquice. Velhinho e velhinha bons, são os que são tudo o que deveriam continuar sendo, tirando os exageros em continuar novos deixando os parentes vermelhos de vergonha.

Gostei de sua croniquinha, mas acho que no fundo, no fundo, bem que você queria os velhinhos e velhinhas serelepes sim.

Esse vitim...

Ah... você não sabe o que é um velhinhe e velhinha cheios de Jesus de Verdade... Eles são inusitadamente sérios em seu humor contagiante. São autores de livros ótimos! Não são conhecidos da mídia, mas são seguidos pela média dos discípulos de Jesus que querem passar por essa vida prontos para responder com mansidão a razão da esperança que há neles! Acredite!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
walnize carvalho disse...

A crônica está um deleite(como dizia minha avó).
Walnize

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Walnize tem razão. Ela também tem algumas deleitosas.

users online