segunda-feira, março 21, 2011

Petição pede libertação de presos durante discurso de Obama no Rio

Petição pública aberta pelo PSTU e apoiada pelo senador Lindberg Farias (PT), pelos deputados federais Chico Alencar (PSOL), Jean Wyllys (PSOL) e Stepan Nercessian (PPS), pelos deputados estaduais Janira Rocha (PSOL) e Marcelo Freixo (PSOL), e pelo ex-deputado federal Cyro Garcia (PSTU), pede a libertação imediata de 13 manifestantes presos durante a visita do presidente dos Estados Unidos ao Brasil, no último sábado, no Rio.

A petição pode ser lida e assinada no seguinte link: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PSTU .

Foram detidos os militantes Gilberto Silva (eletricista), Rafael Rossi (professor de estado, dirigente sindical do SEPE), Pâmela Rossi (professora do estado), Thiago Loureiro (estudante de Direito da UFRJ, funcionário do Sindjustiça), Yuri Proença da Costa (carteiro dos Correios), Gualberto Tinoco (servidor do estado e dirigente sindical do SEPE), Gabriela Proença da Costa (estudante de Artes da UERJ), Gabriel de Melo Souza Paulo (estudante de Letras da UFRJ, DCE UFRJ), José Eduardo Braunschweiger (advogado), Andriev Martins Santos (estudante UFF), João Paulo (estudante Colégio Pedro II), Vagner Vasconcelos (Movimento MV Brasil) e Maria de Lurdes Pereira da Silva (doméstica).

Para os organizadores da Petição, que será encaminhada órgãos dos governos federal e estadual, "a existência de presos políticos é um claro atentado contra as liberdades democráticas no país".

"Em inquérito sumário e célere, 12 pessoas foram acusadas de atirarem 'artefato incendiário' e 'causar lesões corporais' em funcionário do Consulado norte-americano no Rio e se encontram encarcerados. Os homens, inclusive, já tiveram suas cabeças raspadas! Desafiamos as autoridades policiais do Rio de Janeiro e também o próprio Consulado estadunidense a provar o envolvimento de qualquer dos detidos no ato de vandalismo", protestaram.

Nenhum comentário:

users online