terça-feira, junho 29, 2010

Prorrogadas inscrições para projeto Memória da Imprensa Fluminense

Da Assessoria da Sec. Cultura do Estado RJ

As inscrições para a seleção de projetos de pesquisa sobre a Memória da Imprensa Fluminense foram prorrogadas até 26 de julho. É uma iniciativa inédita da Secretaria de Estado de Cultura, através da sua Superintendência da Leitura e do Conhecimento, e tem como objetivo incentivar a localização de periódicos editados nos municipios do interior do Estado do Rio de Janeiro, bem como a integração cultural, a pesquisa, a formação e o aprimoramento de pessoal de sua área de atuação. 

“Resgatar os jornais publicados no Estado do Rio de Janeiro significa valorizar as bibliotecas públicas municipais, local de preservação da memória das cidades, e, assim, contribuir para a difusão da história fluminense”, explica Vera Saboya, Superintendente da Leitura e do Conhecimento.

O Edital Memória da Imprensa Fluminense propõe estimular a produção de trabalhos originais de pesquisa sobre revistas e jornais editados no interior do Estado, organizados da seguinte maneira: história do periódico (gráfica, formato, propriedade, editoria de conteúdo, organização de seções, ilustrações), verbete descritivo de cada titulo de periódico levantado, a sua catalogação e localização física das coleções a serem pesquisadas. É importante descrever as condições gerais do material a ser pesquisado, devendo ser destacado o acesso do(s) pesquisador(es) à(s) coleção(ões).

Os resultados deverão ser publicados, em versão impressa ou CD, com uma tiragem mínima de mil exemplares. Serão selecionados quatro projetos, cada autor recebendo R$ 30 mil, num total de R$ 120 mil.

Os projetos deverão ser apresentados por pessoas físicas ou jurídicas, residentes ou sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Os proponentes também precisam estar em dia com as suas obrigações fiscais. 

A data limite para a inscrição dos projetos é 26/07/2010. Para qualquer esclarecimento sobre o Memória da Imprensa Fluminense – Edição 2010, escreva para 
editaisleitura@cultura.rj.gov.br ou telefone para (21) 2333–1346 ou 2333-1412.

Para mais informações sobre os editais, visite
http://www.sec.rj.gov.br/memoriafluminenselevantamentodeperiodicoslocais.asp.

Nenhum comentário:

users online