terça-feira, março 18, 2003

[pagando micro]
Sem papo amarelo. Ok, a piada é infame, mas merecida. Principalmente quando se trata de encarar Ururau Irado, idade desconhecida, que mantém um blogbudsman - ah, rótulo - sobre a a imprensa campista. Afinal, é ele (ele mesmo ?) que tem desancado os jornais locais, com ironia e perspicácia.

Assumir a tarefa de ser uma espécie de ombusdman não-oficial da imprensa campista não é algo por demais ingrato ?
Pode ser ingrato, na medida em que a imprensa parece não aprender com os erros. Por outro lado, gosto de pensar que muitos se divertem e, se não for exigir muito do blog, "aprendem novas palavras e tornam outras mais belas" (D'après Drumond). Quanto a nós, o riso tem sido mais freqüente que o ranger de dentes.

Por que utilizar um blog para exercer essa atividade ?
Disse em um artigo e repito aqui: O blog, em certa medida, é a antiimprensa, ou melhor, o antídoto, não por desejarmos destruí-la, mas por nos dedicarmos com pertinácia à denúncia de suas atrocidades. Estamos à margem do mainstream ("à margem" sugere exclusão, mas também proximidade. Como atentos observadores, impusemo-nos a insalubre proximidade espacial). Além disso, esse tipo de suporte oferece vantagens comparativas excepcionais. Uma delas, talvez a mais importante, é a possibilidade de interlocução franca, irrestrita e permanente. A proposta de debate, que lhe é subjacente, torna-o um instrumento exemplarmente democrático.

A raiva vai nos salvar ?
Não mesmo! Só o bom-humor nos redime. Assim nesta terra como em outras paragens menos inóspitas.

Nenhum comentário:

users online