segunda-feira, março 31, 2003

Dinheiro
A questão financeira é importante para qualquer profissional. Mas a busca pelo sucesso econômico não exime o profissional de sua responsabilidade perante a sociedade em que vive. Ao admitir que escolhe seus clientes unicamente pelo dinheiro que virá a receber pelo seu trabalho, o advogado de Fernandinho Beira-Mar, no Globo de domingo, deixou claro que seus interesses pessoais pairam quilômetros acima do interesse coletivo.

Enquanto a sociedade se apavora com a ousadia das ações desencadeadas pelo tráfico de drogas, o advogado de Beira-Mar tenta passar a idéia de normalidade. “Eu defendo qualquer um que tenha dinheiro para me pagar”, declarou. Mas a história não é tão simples assim. Como a fonte de receita de Beira-Mar é o tráfico (e parece que também o contrabando de armas), seus advogados, ainda que indiretamente, acabam se tornando peças desta mesma organização criminosa, à medida que seus honorários são bancados por este dinheiro sujo.

Perante a sociedade, tal atitude é comprometedora. Um profissional de verdade não se limita apenas a exercer a sua profissão, alienando-se ao que acontece a sua volta. O tráfico de drogas é hoje o maior fomentador da violência que apavora a população. Profissionais que se prezem devem, acima do dinheiro, estar inseridos no contexto social em que vivem. Não dá para simplesmente lavar as mãos numa situação como a que estamos vivendo.


Nenhum comentário:

users online