terça-feira, maio 02, 2006

Jornalistas da região se reúnem com a Fenaj

No sábado, 29, diretores da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) se reuniram em Campos com jornalistas da região para discutir as alternativas para formação de um sindicato da categoria. Além do presidente Sérgio Murilo, participaram os diretores Adalberto Diniz, Carmem Pereira, Valci Zuculoto e Celso Schröder.

A reunião aconteceu na Faculdade de Direito de Campos, durante o 9º Encontro do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.

Os jornalistas da região registraram a ausência de atuação do sindicato do estado do Rio, com sede em Niterói, e relataram a história da tentativa de formação de um sindicato para o Norte e Noroeste Fluminense — que teve impugnação pedida pelo sindicato do estado, em razão deste ter domínio da base territorial.

O diretor Schröder explicou que o formato de sindicato concebido na região, que inclui a representação de jornalistas, publicitários e relações públicas, não é previsto na legislação, e isto inviabilizaria a sua formação.

Os profissionais da área de comunicação lutam, em Campos e em Macaé, desde 1994, para formar um sindicato da categoria. Fundado em 1º de Maio de 1994, o Sincom (Sindicato dos Profissionais em Comunicação Social do Norte e Noroeste Fluminense) empreendeu batalhas importantes, como instauração de um dissídio coletivo, publicação de duas edições de boletins que denunciaram os problemas da categoria, e, mais recentemente, mobilização em defesa do jornalista Avelino Ferreira — preso por crime de opinião.

Passaram pela presidência do Sincom os jornalistas Chico Aguiar, Paula Virgínia, Antônio Fernando e Sofia Vecce. Atualmente, o sindicato está sem representação, já que não foram convocadas eleições após o término da gestão de Vecce.

Alternativas

Os jornalistas da região presentes à reunião — Adelfran Lacerda, Paulo Thomás, Fernanda Viseu, Marilene Carvalho, Orávio de Campos Soares, Wellington Cordeiro, Avelino Ferreira e este que vos digita —, se comprometeram a participar no próximo sábado, 6, às 11h, de reunião na AIC (Associação de Imprensa Campista), para discutir a organização o I Encontro de Jornalistas do Norte Fluminense, quando será debatida pela categoria a alternativa sindical a tomar. A reunião está aberta à participação de qualquer outro jornalista interessado.

Entre as hipóteses colocadas estão: tentar fundar um sindicato regional de jornalistas e brigar com o sindicato do estado pela representação da região; promover uma campanha de filiação em massa ao sindicato do estado e formar uma chapa de oposição; ou exigir do sindicato estadual a instalação de uma delegacia atuante na região.

Foto: Anacéli Nuffer

Nenhum comentário:

users online