terça-feira, março 18, 2003

Violência
Até quando as autoridades vão continuar dizendo que Campos é uma cidade "tranqüila"? É impressionante a rapidez com que a violência toma conta da cidade. Se voltarmos um pouco no tempo, veremos que há 10, 15 anos, cada caso de assassinato que ocorria em Campos rendia assunto para semanas nos jornais. Podia-se contar nos dedos o número de homicídios que ocorriam por mês na cidade.

Agora, convencionou-se dizer que os homicídios estão ligados ao "tráfico de drogas". Tudo leva a crer que sim, mas há um grande inconveniente neste tipo de informação. Sem querer, a sociedade é levada a um sentimento de "tolerância" em relação a estes crimes, como se as vítimas tivessem "procurado" por isto. Quando, na verdade, deveríamos cobrar das autoridades — não só as autoridades policiais, é claro — uma solução para o problema.

Já é hora de a sociedade campista se mobilizar para tentar frear essa onda de violência. Se realmente a maior parte dos casos está ligada ao tráfico de drogas, precisamos fazer algo mais do que simplesmente aceitar essa triste realidade como se fosse uma coisa inevitável. Do contrário, daqui a pouco tempo estaremos vivenciando situações muito parecidas com as que vêm ocorrendo no Rio.

Conter a violência não é tarefa só da Polícia. Deve-se pensar no assunto como ele realmente é: uma rede intrincada, com causas, efeitos, situações favoráveis etc. Se o tráfico cresceum em Campos, presume-se que o campista está consumindo mais drogas. E o que estamos fazendo para evitar que isso aconteça? O fenômeno, logicamente, não é exclusivo de Campos, mas podemos dar um bom exemplo para outros municípios, tentando cortar o mal pela raiz.

Nenhum comentário:

users online