terça-feira, agosto 07, 2007

Célebre, de fato

Sérgio Cardoso

Em qualquer evento de Comunicação, em qualquer lugar da América Latina, José Marques de Melo merece ser tratado como estrela, com todas as reverências devidas a um convidado muito especial. Presidente da Intercom, Marques de Melo é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros na área de comunicação.

E o que impressiona é a disciplina e humildade com que participa de congressos, seminários, colóquios, misturando-se na platéia, conversando com os estudantes, assistindo às palestras dos mais moços.

Foi assim no último final de semana, durante o Congresso Extraordinário da Fenaj que aprovou o novo Código de Ética dos jornalistas brasileiros. Ele estava lá como um dos convidados, e ocupou, claro, um lugar à mesa. Mas muito pouco falou, não procurou brilhar mais que a estrela da noite — o jornalista Sérgio Murilo, que tomava posse para mais uma gestão na presidência da Fenaj — e, no dia seguinte, estava na plenária, entre observadores e delegados, para assistir à conferência do jornalista colombiano Javier Darío Restrepo.

O entrevistei para uma matéria que sai amanhã no Monitor. Me atendeu com a gentileza de um professor dedicado, e confirmou as minhas expectativas de que, definitivamente, estrelismo e afetação não combinam com jornalismo.

Nenhum comentário:

users online