segunda-feira, setembro 18, 2006

Clipping: Estudantes e jornalistas reunidos em Quissamã


Cerca de 180 pessoas entre estudantes e profissionais da área, participaram do evento realizado pela Prefeitura de Quissamã

O 1º Encontro Regional de Jornalistas das regiões Norte e Noroeste Fluminense, realizado sábado, no auditório da Prefeitura de Quissamã, superou as expectativas da comissão organizadora. Participaram do evento cerca de 180 estudantes e jornalistas profissionais oriundos de diversos municípios, que discutiram assuntos de interesse da categoria, além de temas sobre o mercado de trabalho. A abertura ficou por conta do prefeito Armando Carneiro, que confessou estar satisfeito com a proposta do encontro. Para Carneiro, um dos objetivos do seminário foi, justamente, promover a integração entre estudantes e profissionais, além de estimular a interação entre os jornalistas de diversos municípios. “Como os jornalistas são formadores de opinião, é importante que eles garantam que a informação chegue ao cidadão sempre de forma democratizada. Cabe a vocês este papel. Nós, em Quissamã, também temos essa preocupação”, ressaltou. Em uma das palestras, os representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Délio Rocha (MG) e Suzana Tatagiba (ES) discutiram a mobilização dos jornalistas nos âmbitos nacional, estadual e regional. Mais adiante, os diretores da federação proporcionaram uma discussão aprofundada sobre mercado de trabalho, relações trabalhistas e movimento sindical, que foi marcada pela maciça participação dos inscritos.

No último tema, a comissão organizadora - formada pelos jornalistas Rodrigo Florencio, Fernanda Viseu, Vitor Menezes e Adelfran Lacerda -, participaram de uma mesa-redonda para propor a formação de uma comissão intermunicipal de jornalistas, que terá o objetivo de mobilizar a categoria e, simultaneamente, acompanhar as ações desenvolvidas pela atual gestão do Sindicato de Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, sediado em Niterói.

Após um almoço servido no parque de exposições de Quissamã, repórteres, fotógrafos, editores, cinegrafistas, professores universitários, estudantes e assessores de imprensa participaram de três oficinas, que foram conduzidas por profissionais de reconhecida competência no mercado de trabalho do Estado do Rio.

Para falar sobre “Jornalismo On Line”, o coordenador do núcleo do interior da secretaria estadual de Comunicação Social, Clelmo Carvalho, destacou a evolução do jornalismo on line no Brasil. Já a jornalista Regina Célia Maciel Lopes, da Workstation Propaganda, discutiu a importância do jornalismo regional como elemento de integração.

Por fim, a jornalista Marília Ferreira, da Tánobriefing Imprensa e Mídia, fez uma explanação sobre a atuação das assessorias de comunicação, onde foi possível destacar as ações que, constantemente, devem ser observadas no relacionamento entre assessores de imprensa e seus diferentes públicos, principalmente no que diz respeito aos veículos de comunicação.

No encerramento, os visitantes realizaram uma visita ao recém-inaugurado Museu Casa Quissamã, que fica às margens da RJ-178. Participaram do I Encontro Regional de Jornalistas, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Aziz Filho; e o novo presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, Ernesto Viana.

(Do Jornal O Diário - Edição de hoje / Foto: Coordenadoria de Comunicação de Quissamã - Adilson dos Santos)

Nenhum comentário:

users online