domingo, agosto 27, 2006

Deu no Portal Imprensa

Pesquisa Exclusiva IMPRENSA/Maxpress/Aberje: Alckmin lidera nas redações

Pesquisa inédita de intenção de voto revela que o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, supera Lula nas redações brasileiras

Em 2003, no primeiro ano do mandato do presidente Lula, a revista IMPRENSA associou-se a ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ) e ao mailling MaxPress, o mais completo cadastro de jornalistas do Brasil, para realizar uma pesquisa inédita sobre a opinião das redações em relação ao governo que começava. A experiência foi repetida nos anos seguintes e mostrou uma curva descendente na popularidade do presidente junto aos chamados “formadores de opinião”. A relação pouco amistosa do executivo com os repórteres, o episódio do projeto do Conselho Federal de Jornalismo, a ameaça de expulsar do país o jornalista Lary Rohter, do New York Times e a sucessão de escândalos envolvendo o governo são alguns dos fatores que ajudam a explicar o mau desempenho do presidente.

Para fechar este ciclo, IMPRENSA, ABERJE e MaxPress encomendaram uma nova pesquisa ao Instituto Franceschini de Análises de Mercado (que também produziu as pesquisas anteriores). Como estamos em um ano eleitoral, a pesquisa de 2006 foi além da popularidade do presidente e aferiu a intenção de voto dos jornalistas que atuam nas redações brasileiras atualmente. A partir do mailling MaxPress, foram realizadas 407 entrevistas, com repostas espontâneas, em redações do Brasil inteiro. O resultado apontou uma tendência diferente entre a intenção de voto dos jornalistas e a apontada até agora nas pesquisas de opinião geral, produzidas pelo Ibope, Datafolha, VoxPopuli, Sensus, entre outros.

Se a eleição fosse hoje, o candidato da aliança PSDB/PFL, Geraldo Alckmin, venceria nas redações brasileiras com 31,7% dos votos. O presidente Lula, da coligação PT/PCdoB/PRB), ficaria em segundo, com 20,6%, seguido de perto por Heloisa Helena (PSOL,PSTU,PCB) com 16,2%. Cristovam Buarque, do PDT, teria 3,2%. Nenhum dos outros candidatos pontuou na pesquisa. Se declararam indecisos 15,2%, enquanto 13% afirmaram que votarão em branco ou nulo. A pesquisa aferiu a intenção de voto apenas no primeiro turno da eleição.

No quesito “rejeição” é o presidente Lula quem lidera a pesquisa: 36% dos entrevistados responderam que não votariam no candidato do PT em hipótese alguma. Alckmin é o segundo mais rejeitado entre os jornalistas, com 23,5%. Heloisa Helena aparece em terceiro, com 7,4% de rejeição, seguida de José Maria Eymael (PSDC) 3,0%, Cristovam Buarque, com 2% , Luciano Bivar (PSL), 1,2%) e Rui Costa Pimenta (PCO), com 1,0%.

(Pedro Venceslau e Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA)

Nenhum comentário:

users online