terça-feira, janeiro 10, 2006

Jornalismo tridimensional

Estudantes de Jornalismo Online estão usando o programa de visualização geográfica Google Earth como meio de difusão de notícias e informações jornalísticas. O meio foi apelidado de "earthcast ".

A experiência está tendo lugar [sic] na disciplina de Jornalismo Online da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul. A disciplina é ministrada pelo professor José Antonio Meira da Rocha.

Ele brinca dizendo que inventou o termo "earthcast" para este tipo de canal de informações, em analogia ao broadcast, webcast e podcast.

"Programas como o Google Earth e o NASA World Wind ainda estão na sua infância, mas já podemos explorar bastante suas capacidades comunicacionais", diz o professor, especialista em Informática na Educação e mestre em Mídias. Ele cita como uma das pioneiras neste
formato a National Geographic Magazine, que divulga muita informação crossmedia usando o Google Earth.

Earth browsersJosé Antonio vê esses "navegadores globais" como uma forma de aquisição de informações mais elaborada do que os navegadores Web. "Os browsers atuais são planos como papel impresso. Com estes programas de visualização geográfica, a informação pode ficar tridimensional feito um origami", diz o acadêmico.

"Podemos estar vendo a explosão de uma classe de programas como foram os browsers Web na década de 1990", continua José Antonio. "Muita gente fica viciada na visualização do globo terrestre com detalhes tão altos". Ele ressalva, no entanto, que não se sabe ainda se esta mídia
pode ser tão abrangente quanto os browsers Web. "Os homens tendem a se entusiasmar mais que mulheres com mapas e representações geográficas", diz o professor.

Com o Google Earth, usado pelos alunos, é possível se colocar um marcador na superfície do planeta Terra apresentado na tela, com informações formatadas em HTML. É possível se usar links, fotos, webcameras e se viajar "voando" de um ponto a outro do planeta.

O trabalho dos alunos, um jornal online "em formato earthcast", pode ser acessado em http://www.meiradarocha.jor.br/index.pl/google_earth_como_midia . No exemplo desenvolvido em aula, foram usadas informações de noticiário internacional, previsão do tempo, turismo e de saúde.

(Release da Assessoria de Comunicação da Unisinos)

Nenhum comentário:

users online