segunda-feira, agosto 20, 2012

Urgente! comemora em dezembro centenário de 10 anos


Este urgente! completa dez anos em dezembro deste ano e, para um blog, esta marca equivale a uma espécie de centenário. É muito tempo de duração para uma iniciativa sem maiores pretensões, sem fins lucrativos, sem cuidados administrativos ou de marketing. Ele nasceu em uma época em que os blogs eram novidade e tinha apenas o propósito de reunir jornalistas do Norte Fluminense interessados em comentar, informar, discutir, livres dos padrões da linguagem jornalística e dos limites dos veículos tradicionais. Muita gente estranhou, inclusive colegas jornalistas, mas o tempo e a popularização dos blogs serviu para mostrar que o urgente! não era nenhuma trama para fazer a revolução internacional. Era, e sempre foi, apenas um blog.

Passeata do Ato Chega de Palhaçada, em 2008
[Foto: César Ferreira]
Mas a velhice cobra o seu preço, e o nosso centenário blog de dez anos apresenta, há pelo menos um ano, sinais evidentes de cansaço. Nele não mais se vê o viço das coberturas eleitorais (a propósito, há eleições em Campos em 2012?), não aparecem as novidades da blogosfera, os eventuais furos que viram pauta, as aguerridas opiniões “contra esse estado de coisas que aí está”. Há tempos nenhuma mostra fotográfica virtual ou entrevista, artigo um pouco mais denso que um post rápido, uma mísera denúncia de abandono de algum patrimônio histórico.

Logo o urgente!, que já foi tão assanhadinho, onde nasceu o “Diado Abandono” e, depois, em 24 de fevereiro de 2008, aRede Blog”. E de onde partiu a convocação para a primeira manifestação genuinamente articulada pela internet em Campos, o “Chega de Palhaçada”, em 26 de abril de 2008, reunindo bravos espíritos de porco para gritar pelas ruas do Centro palavras de ordem como “Fora Mocaiber, fora Garotinho, fora Arnaldo, quero um outro caminho”.

Monitor fez de sua manchete
referência ao  protesto que
nasceu na internet 
Mas, enfim, é hora de olhar para frente, e queremos dividir com os amigos blogueiros, com os jornalistas e potenciais colaboradores, com os leitores que vez por outra passam apenas para verificar os sinais vitais do blog, com os comentadores, a questão que esta letargia blogueira impõe: o que fazer do urgente!? Como reinventá-lo? Como despertar em novos jornalistas faceboqueiros a vontade de colaborar? Como desenterrar os zumbis que aqui ainda se encontram?

Ou seria melhor escolher o glorioso ano do centenário de dez anos para desligar os aparelhos?

4 comentários:

Gustavo Alejandro disse...

Caraca... O blog está tão preguiçoso que nem quer aguardar até dezembro para ter uma definição...

Vitor Menezes disse...

kkkkkk. O nome disso é planejamento! rs rs rs

Cassio Peixoto disse...

Eu sou um zumbi e adoro comer cérebros!
Como urgentista relaxado que sou, estou ativando um chip novo agora! Nesse momento e te digo mais! Escrever no Urgente! é como estara na seleção brasileira dos blogs, portanto mão à obra! Vou queimar a mufa hoje e colocar ideias na mesa já!

Unknown disse...

Parabéns pelos 10 anos de Urgente! São 10 anos de vida inteligente na blogosfera.
O "CQC Campos" não pode parar, rsrs. Os ratos não podem dominar a casa.
Convocar o exército que esta na espreita talvez resolva...

users online