terça-feira, maio 29, 2012

Campos terá sua Marcha das Vadias



Cartaz da edição de Brasília,
no último dia 26
Campos terá a sua versão da Marcha das Vadias, movimento que tem ocorrido em diversas cidades mundo afora e teve recentes versões brasileiras em Brasília, São Paulo, Salvador, no Rio e no Recife, entre outras. Comunidade criada no Facebook, no último sábado, 26, para reunir adesões para a marcha, conta neste momento com mais de 400 confirmações (aqui). A previsão é a de que o evento aconteça no dia 14 de julho, às 10h, com saída da Praça São Salvador.

O termo "Marcha das Vadias", que ainda assusta os menos atentos aos noticiários, teve origem em um caso no Canadá, quando um policial afirmou que as mulheres eram vítimas de ataques sexuais pois se "vestiam como vagabundas".

"As mulheres saíram às ruas com o objetivo de reafirmar a autodeterminação sobre os seus corpos e para combater essa sociedade que as educa para não serem estupradas, porém não ensina a não estuprar. As mulheres durante a marcha usam roupas provocantes: como blusinhas transparentes, lingerie, saias, salto alto ou apenas o sutiã", explica texto da organização.

A primeira Marcha no Brasil aconteceu em São Paulo em 4 de junho de 2011, organizada pela publicitária curitibana Madô Lopez. Mais informações sobre o movimento podem ser obtidas, por exemplo, no blog da marcha mais recente, a de Brasília, aqui.

[Atualizada em 31.05.12 para alteração na data da marcha, remarcada pelos organizadores]

Nenhum comentário:

users online