domingo, janeiro 23, 2011

Dia do Quadrinho Nacional

Ilistração publicada originalmente no site UniversoHQ
Nenhum segundo caderno de nenhum jornal de Campos, e nenhum blog, exceto o mucufo, vai escrever alguma linha sobre o Dia do Quadrinho Nacional que é comemorado no dia 30 de janeiro. Desde 2007 venho lembrando aos editores que a data está se aproximando, ainda assim nada. Nem uma linha nos jornais, nem uma materiazinha xoxa na TV ou uma chamadinha no rádio. Nada. Este ano, mesmo com este apelo aqui no Urgente - já que no mucufo não adianta po$#%¨# nenhuma - estou certo de que ninguém vai falar alguma coisa. As pessoas não conhecem o quadrinho nacional e acham que a Nona Arte no Brasil se resume as revistas de Mauricio de Souza.
Espero que este ano seja diferente e que os editores percam dez minutos de seu precioso tempo para pesquisar sobre o Dia do Quadrinho Nacional no Google. Fica a dica.
Data - O dia 30 de janeiro se refere data em que Angelo Agostini escreveu e desenhou a primeira história em quadrinhos, em sequência e com um personagem fixo, no Brasil, que começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869. O nome dessa HQ era "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte", que duraria nove capítulos pelo traço de Agostini. Existem interpretações e registros anteriores ao 30 de janeiro de 1869, mas o personagem Nhô Quim continua sendo uma dos mais significativos para a Nona Arte no Brasil, assim como Angelo Agostini.

6 comentários:

Mandrix disse...

Está em cartaz em Campos (cinema do shopp 28) o filme "A Rede Social", que conta a história de como o Facebook saiu do quarto de seu inventor e se tornou, para desespero de alguns, um BooooOOOm no conceito e estética da Comunicação Social.

Site do cinema: http://www.cinemagic.art.br//campos/programacao/

César Ferreira disse...

Cássio, vai procurar um cabo de enxada pra suar a camisa, porra! Seu arrombado!

Yorick Brown disse...

O velho preconceito com os quadrinhos.

"Ah, tudo bem, é uma brincadeira entre amigos..."

Se fosse um post sobre, sei lá, cinema, duvido que houvesse gancho pro sujeito ser chamado (carinhosamente) de vagabundo.

Anônimo disse...

Falou e disse, meu chapa.

surin

Anônimo disse...

Disse o bobo: "O velho preconceito..." blá, blá, blá... buuu. Parece lengalenga de quem está prestes a tocar o punho do amiguinho e gritar "super gêmeos, ativar..."


Yorick Primeiro, o redivivo.

Anônimo disse...

Tinha duas barragens em Nova Friburgo: uma em Muri e outra em Conselheiro Paulino. Entretanto, as barragens se romperam com a tromba d'agua, e nossos governantes juntos com a mídia golpista estão abafando o caso!!!



Cadeia para os governantes omissos!!!


Tinha duas barragens em Nova Friburgo: uma em Muri e outra em Conselheiro Paulino. Entretanto, as barragens se romperam com a tromba d'agua, e nossos governantes juntos com a mídia golpista estão abafando o caso!!!



Cadeia para os governantes omissos!!!

users online