Renan Calheiros não é Collor, que não é Lula, que não é FHC. Mônica Veloso não é Tereza Collor, que não é Nicéia Pitta, que não é Fernanda Karina Somaggio. Mas não há um momento em que todos eles parecem ter vindo de uma mesma ficção? De um mesmo mundo noticioso que nem mais tem a ver com verdade, mas apenas com o suprimento diário de “conteúdo” e entretenimento?
Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.
segunda-feira, agosto 27, 2007
Palavras, palavras, palavras
Postado por
Vitor Menezes
às
15:01
0
comentários
Tô em campanha!
Mônica Veloso para presidente da Fenaj!
Postado por
Vitor Menezes
às
14:45
0
comentários
sábado, agosto 25, 2007
A AIC vive, viva a AIC!
"... Esses, entre outros assuntos, me ocorreram quando da reunião da Associação de Imprensa Campista (AIC), no último sábado, quando tive a oportunidade de rever velhos e nem tão velhos colegas. Foi gratificante constatar que ainda há vida inteligente entre nós.
Gostei da oxigenação do debate, que mescla a experiência de um bravo de outras lutas como Orávio de Campos e o apoio entusiástico dos mais jovens, que com o ímpeto próprio podem fazer da AIC uma entidade um fórum de debates e de inserção nas causas da comunidade.
Falou-se de política e de políticas, de diretrizes para que a entidade se mantenha com a devida dignidade (sem depender do poder público!), da necessidade do aprimoramento profissional, além da responsabilidade social de uma respeitável entidade, que deve se inserir nas lutas comunitárias e discutir os temas contemporâneos para que a nossa profissão possamos melhorar a nós mesmos, a partir daí, tentarmos melhorar a sociedade em nossa utopia possível. Da necessidade de assumir-se enquanto grupo social que tem como princípio básico voltar-se para a defesa das liberdades, dos mais fracos e oprimidos, na busca da justiça social."
Do coleguinha Paulo Renato Porto, em artigo publicado pelo jornal O Diário, de 23/08/07. Íntegra aqui.
Postado por
Vitor Menezes
às
17:58
0
comentários
sexta-feira, agosto 24, 2007
Ninguém é de ferro
A boa de hoje em Campos é o samba do Galocantô no jardim do Palácio da Cultura, às 19h.
Postado por
Vitor Menezes
às
10:01
0
comentários
quinta-feira, agosto 23, 2007
Na Rede na rede
O jornal Na Rede, do bravo coleguinha Álvaro Marcos, está com site novinho. Aqui.
Postado por
Vitor Menezes
às
14:32
0
comentários
A Agência Jorge Rocha Press informa:
Os audios das palestras do IV Seminario sobre Convergencia Digital e Cibercultura, da Uiversidade Fumec (BH), estao arquivados aqui.
Postado por
Vitor Menezes
às
12:42
0
comentários
quarta-feira, agosto 22, 2007
segunda-feira, agosto 20, 2007
Alguém de olho
Na condição de delegado do Sindicato Estadual dos Jornalistas, o coleguinha Adelfran Lacerda enviará ao Cefet-Campos documento onde questiona o edital divulgado para preenchimento de vagas na Uned-Guarus. Há uma vaga para jornalista, mas com previsão de carga horária semanal de 40 horas, contrariando a regulamentação da profissão — que prevê 25 horas semanais.
Postado por
Vitor Menezes
às
16:11
0
comentários
História do Rio
A UFF está com inscrições abertas para um curso que parece interessante. É uma especialização de 405 horas em História do Rio de Janeiro. Mais informações aqui.
Postado por
Vitor Menezes
às
16:10
0
comentários
A viagem do prefeito
A presunção da inocência é um princípio constitucional e um dos elementos lembrados aos jornalistas pelo código de ética da profissão. É o clássico pressuposto de que “ninguém é culpado até prova em contrário”. Talvez por isso, e pela notória parcialidade de quem levantou a denúncia, não se levou, inicialmente, muito a sério a história de que o prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber, havia deixado o país no final de julho sem cumprir o obrigatório ritual de transferência do cargo ao vice, Roberto Henriques, e sem comunicar a viagem à Câmara de Vereadores.
Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.
Postado por
Vitor Menezes
às
14:24
0
comentários
sexta-feira, agosto 17, 2007
Sobrevida
Casal Garotinho consegue liminar e volta a ser "elegível". Aqui.
Postado por
Vitor Menezes
às
14:27
0
comentários
quinta-feira, agosto 16, 2007
Francamente
Se foram apenas onze manifestantes, como noticiou o Globo On, por conta de quê o presidente Lula e o governador Sérgio Cabral fizeram referência, em seus discursos, nesta tarde em Campos, à pequena manifestação de professores e alunos do Cefet? Seria falta de assunto ou muita vontade de colocar azeitona na empada do Psol?
Postado por
Vitor Menezes
às
16:25
0
comentários
quarta-feira, agosto 15, 2007
Imprima seu convite aqui no urgente!
Postado por
Vitor Menezes
às
12:06
0
comentários
terça-feira, agosto 14, 2007
Encontro de professores de jornalismo
Atenção coleguinhas professores de jornalismo do Rio e do Espírito Santo. Vem aí a terceira edição do Encontro RJ-ES. Será em Vila Velha (ES), nos dias 26 e 27 de outubro. Preparem seus trabalhos e fiquem atentos às chamadas. Leia mais sobre os preparativos aqui.
No ano passado, o encontro foi realizado na PUC-Rio. A primeira edição foi realizada no Sesc Mineiro de Grussaí, em São João da Barra (RJ).
Postado por
Vitor Menezes
às
15:49
0
comentários
segunda-feira, agosto 13, 2007
Os tranqüilos
Entre os muitos mistérios da política, um me intriga especialmente: por que diabos, quando metidos em encrencas, os políticos imediatamente se dizem “tranqüilos”, como se isso quisesse dizer algo sobre sua inocência ou tivesse alguma relevância. O sujeito está lá, sendo acusado de desvio, corrupção, ou algo que o valha, e se diz “tranqüilo”. Qualquer pessoa honesta não ficaria “tranqüila” em uma situação dessas.
Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.
Postado por
Vitor Menezes
às
15:42
0
comentários
sexta-feira, agosto 10, 2007
quinta-feira, agosto 09, 2007
Algo novo na Bahia
Postado por
Vitor Menezes
às
11:48
0
comentários
terça-feira, agosto 07, 2007
Célebre, de fato
Sérgio Cardoso
Em qualquer evento de Comunicação, em qualquer lugar da América Latina, José Marques de Melo merece ser tratado como estrela, com todas as reverências devidas a um convidado muito especial. Presidente da Intercom, Marques de Melo é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros na área de comunicação.
E o que impressiona é a disciplina e humildade com que participa de congressos, seminários, colóquios, misturando-se na platéia, conversando com os estudantes, assistindo às palestras dos mais moços.
Foi assim no último final de semana, durante o Congresso Extraordinário da Fenaj que aprovou o novo Código de Ética dos jornalistas brasileiros. Ele estava lá como um dos convidados, e ocupou, claro, um lugar à mesa. Mas muito pouco falou, não procurou brilhar mais que a estrela da noite — o jornalista Sérgio Murilo, que tomava posse para mais uma gestão na presidência da Fenaj — e, no dia seguinte, estava na plenária, entre observadores e delegados, para assistir à conferência do jornalista colombiano Javier Darío Restrepo.
O entrevistei para uma matéria que sai amanhã no Monitor. Me atendeu com a gentileza de um professor dedicado, e confirmou as minhas expectativas de que, definitivamente, estrelismo e afetação não combinam com jornalismo.
Postado por
Vitor Menezes
às
15:26
0
comentários
sexta-feira, agosto 03, 2007
Da Agência Bira de Charges, Quadrinhos e Assemelhados:
Postado por
Vitor Menezes
às
11:01
0
comentários
quinta-feira, agosto 02, 2007
Bom programa
Postado por
Vitor Menezes
às
14:29
0
comentários