quinta-feira, agosto 19, 2010

Programa de Serra acerta na saúde e cria um Zé compreensível


Programa da noite de 17/08/2010

A campanha de TV da candidatura José Serra para a Presidência tem como ponto forte a associação do concorrente com avanços na área de saúde que ainda estão na memória do eleitor. Há fortes depoimentos de supostos usuários dos serviços públicos na área. Este é um tema sensível para qualquer governo e, mesmo quando saúde vai bem, sempre parecerá ruim, dada a grande demanda pelo serviço. Se mostrar apto a “resolver” este problema, que sempre aparece entre as grandes prioridades da população, é produtivo para um candidato.


A estratégia de colar na audiência a idéia de que Serra dará jeito na saúde é corroborada com passagem do próprio candidato, que afirma: “Comigo, saúde vai ser assunto do Presidente da República”, numa clara insinuação de que, agora, não o é.

Além de apostar nesta relação entre o candidato e a área de saúde, outra grande aposta do programa é a construção de um Serra tão popular quanto Lula. Para isso, ele deixou de ser o Serra para se transformar no Zé, um cara que veio de baixo (como o Lula) para resolver os problemas do País.

“Quem diria que o filho da dona Serafina e do seu Francisco iria fazer tanta coisa”, diz o locutor em off.

Houve analista que não gostou disso, duvidando da eficácia do Serra, que sempre foi Serra, se transformar no Zé. Também questiona-se se o eleitorado anti-Lula não ficará melindrado com a referência explícita ao presidente no jingle do tucano.

Dada a situação de popularidade do presidente Lula, creio que a campanha do Serra não tinha alternativa. E o jingle não diz que ele é candidato do Lula, diz apenas que "Quando o Lula da Silva sair, é o Zé que eu quero lá". Não há nada que proíba um candidato da oposição citar o atual ocupante do cargo em disputa, mesmo em um jingle. Parece até civilizado e um reconhecimento de que Lula é quase uma unanimidade.

Na forma, no entanto, o programa é de uma mesmice só. Não é muito diferente de qualquer um que uma prefeitura rica faria, em uma boa produtora, para destacar seus feitos em determinada área. Para quem tem a árdua missão de enfrentar “a mulher do Lula”, a propaganda do Serra deveria ser mais ousada, desde já. O tempo da campanha é curtíssimo e sua situação dele nas pesquisas não é boa.

Se continuar deste modo não tardará a surgir boatos sobre crise no comando da campanha, por falta de resultados. Então certamente será tarde demais.

Nenhum comentário:

users online