Da Assessoria da AIC
A Associação de Imprensa Campista (AIC) promove a partir da próxima sexta-feira (10), a 23ª Semana da Imprensa. A novidade é que a partir deste ano, a programação será temática. "O Jornalismo Literário na terra de José Cândido de Carvalho" é o assunto da vez. A escolha desse tema se deu em razão do crescente interesse de jornalistas e estudantes de jornalismo sobre esta linguagem. “E nada mais justo do que homenagear José Cândido, mais conhecido como escritor, mas que também foi um jornalista, autor de perfis brilhantes, que é um tipo de jornalismo literário”, explica o presidente da AIC, Vitor Menezes.
O calendário de atividades começa sexta (10), às 11h, na TV Record, onde os meninos assistidos pela Casa do Pequeno Jornaleiro vão conhecer as etapas de produção de uma reportagem. Além de ser um momento de integração entre os jornalistas e comunidade interessada em jornalismo, a Semana da Imprensa tem se tornado também um evento de formação, com reflexões e debates sobre a profissão. Por isso é que a maior parte das atividades acontece no curso de Jornalismo do Uniflu/Fafic.
Na noite de segunda-feira, o destaque é a mesa “A linguagem dos quadrinhos no Jornalismo”, na Fafic, com Cássio Peixoto e Adriano Ferraiuoli. Às 22h, acontece o V Balada Curta (mostra de produção de curtas, Noite do Vinil, Microfone Aberto, Coxinha Gordurosa em show acústico), no Bar Dona Baronesa. A edição do Cine Jornalismo de maio acontecerá também na Fafic, terça-feira (14), com “Diário de Um Jornalista Bêbado”, seguido de bate-papo com a jornalista Gisele Borba.
Outra novidade é o lançamento da campanha de apoio ao projeto de lei (de iniciativa popular) da Mídia Democrática, que tem por finalidade, regulamentar os artigos 5, 21, 221, 222, 223 da Constituição, visando ampliar a liberdade de expressão. Durante as atividades da Semana, serão coletadas assinaturas para o projeto, apoiado por diversas entidades dos movimentos sociais.
Também constam na programação, oficina de Jornalismo Literário com o professor Gerson Dudus; mesa sobre Jornalismo Literário com Gisele Borba e Lívia Nunes e mais uma edição do projeto “Memória AIC”, desta vez com o jornalista, cronista e escritor, José Cunha Filho, que também é imortal da Academia Campista de Letras (ACL).
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Sexta, 10/05/13
11h - Visita dos meninos da Casa do Pequeno Jornaleiro à TV Record
Local: TV Record
Sábado, 11/05/13
15h - Imprensa Pelada
Local: Folha Seca
Segunda, 13/05/13
19h – Lançamento da Campanha em apoio do Projeto de Lei da Mídia Democrática
Local: Curso de Jornalismo do Campus II do Uniflu (Filosofia) - Sala 220
19h15 - Mesa: A linguagem dos quadrinhos no Jornalismo
Expositores: Cássio Peixoto e Adriano Ferraiuoli
Moderador: Vitor Menezes
Local: Curso de Jornalismo do Campus II do Uniflu (Filosofia) - Sala 220
22h - V Balada Curta
Mostra de produção de curtas, Noite do Vinil, Microfone Aberto, Coxinha Gordurosa em show acústico.
Local: Bar Dona Baronesa
Terça, 14/05/13
19h - Cine Jornalismo AIC
Filme: Diário de Um Jornalista Bêbado
Comentários: Gisele Borba
Local: Curso de Jornalismo do Campus II do Uniflu (Filosofia) - Sala 220
Quarta, 15/05/13
19h - Oficina de Jornalismo Literário com o professor Gerson Dudus
Local: Curso de Jornalismo do Campus II do Uniflu (Filosofia) - Sala 220
Quinta, 16/05/13
19h - Mesa: Jornalismo Literário na terra de José Cândido de Carvalho
Expositoras: Gisele Borba e Lívia Nunes
Moderador: Orávio de Campos Soares
Local: Curso de Jornalismo do Campus II do Uniflu (Filosofia) - Sala 220
Sexta, 17/05/13
19h - Memória AIC com o Jornalista José Cunha Filho
Local: Curso de Jornalismo do Campus II do Uniflu (Filosofia) - Estúdio de TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário