Tá feia a coisa
Olha a carta que professores de educação física da Academia Corpo e Energia estão subescrevendo para enviar ao Conselho Regional da categoria:
"Prezados senhores:
Nós, Profissionais de Educação Física e funcionários da Academia Corpo e Energia, Localizada na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, situada na Avenida Alair Ferreira nº 263, telefone (0xx22) 2737-1616, tendo em vista que apesar de estarmos legalmente registrados no CREF-1/RJ, nos encontramos em calamitosa, desrespeitosa e humilhante situação, pois estamos sendo violados em nossos direitos trabalhistas, uma vez que estamos trabalhando praticamente em regime de escravidão, onde estamos sem recebem nossa remuneração salarial, atualmente por 03 meses consecutivos: (Julho/2005, Agosto/2005 e setembro/2005), sendo que somando-se aos meses anteriores sem remuneração: (Outubro/2004, novembro/2004, dezembro/2004, 13º salário de 2004, Janeiro/2005, Fevereiro/2005) totalizam-se 08 meses de atraso salarial mais o 13º salário.
Sabemos que não cabe ao CREF-1/RJ exercer fiscalização referente aos direitos trabalhistas, entretanto, chegamos nós a uma situação de desespero e desamparo, pois estamos sendo humilhados a cada dia de trabalho, onde por incrível que pareça, a Academia Corpo e Energia, é administrada pelo STIEENNF (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Energia Elétrica do Norte e Noroeste Fluminense), entidade que cuida dos interesses trabalhistas da categoria dos eletricitários e que vem ultrajando e necrosando a todos nós, Profissionais de Educação Física com Licenciatura Plena, empregados, da referida academia, trabalhando devidamente com nossas Carteiras de Trabalho Assinadas, porém, sendo massacrados por uma “categoria” que cuida dos interesses de outra.
Esclarecendo toda a situação: Segundo contam os funcionários mais antigos da Academia Corpo e Energia (Que estão passando pela mesma situação nossa, por muito mais tempo (03 anos), o antigo presidente do STIEENNFF, o Sr. Marcos Barcellar, tendo perdido a última eleição para a Presidência STIEENNFF, “milagrosamente”, depois de um suposto “golpe de mestre”, reassumiu a presidência do referido sindicato. Isto mesmo: Reassumiu a presidência depois de ter perdido a eleição. Segundo fontes seguras: (Sindicalizados do STIEENNFF), um “agrado financeiro” rolou aos grupos que disputavam a presidência do STIEENNFF, estendendo-se favorecimentos à filiados dos pólos de 26 cidades que abrangem o STIEENNFF, visando-se futuras candidaturas políticas, o que culminou com um arrocho financeiro que vem se estendendo até então a todos nós, Funcionários da Academia Corpo e Energia.
Para deixar as coisas mais “suspeitas”, o Sr Marcos Barcellar, nas últimas eleições municipais de 2004, licencia-se da presidência do STIEENNFF e vem a concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes-RJ, como vereador. Para nós, funcionários da academia, essa foi a pior época de nossas vidas, pois tivemos que conviver com o descaso e o abandono, pois ficamos sem receber nossos salários desde Abril de 2004 para que, como todos aqui na Academia Corpo e Energia já sabem, mas tentam encobrir, fosse “financiada” a campanha eleitoral do Sr. Marcos Barcellar, com o dinheiro que deveria ser utilizado para o pagamento dos funcionários da Academia Corpo e Energia. Assim sendo, e por mais absurdo que possa parecer, a Academia transformou-se num verdadeiro comitê eleitoral, onde faixas, bandeiras e todo material de propaganda política circulavam “meio que escondidos”, sem falar na enorme quantidade de “cabos eleitorais”, que circulavam por aqui, e que eram “remunerados” com o dinheiro da Academia Corpo e Energia. Por incrível que pareça, jogando com as ansiedades e necessidades de todos nós, o Sr. Marcos Barcellar, prometendo “um lugar no paraíso”, a todos nós, veio a vencer as eleições, conquistando uma vaga na Câmara Municipal como Vereador.
Assim sendo, diversas reuniões com os funcionários já foram efetuadas, tentando-se chegar a um acordo, mas atualmente, o atual presidente do STIEENNFF, o Sr. Otacílio Junior, insiste tanto em desrespeitar as leis trabalhistas, submetendo os funcionários da Academia a uma situação de “escravidão”, pois continuamos a trabalhar e a ficar sem receber a nossa remuneração mensal.
Alguns de nós, imbuídos de coragem e determinismo, após efetuarmos denúncias junto ao Ministério do Trabalho de nossa cidade, tivemos que ouvir em reuniões em nosso local de trabalho a seguinte afirmação: “Vocês podem fazer quantas denúncias quiserem que o maior trabalho que nós teremos será de pagar a multa trabalhista com o dinheiro que seria para pagar a vocês e assim, vocês vão ficar com os salários mais e mais atrasados”.
Esclarecendo, o Sr. Marcos Barcellar, Atualmente Vereador, manda e desmanda na Academia e no STIEENNFF, exercendo suas influências e presidindo o mesmo, através do presidente fantoche, o SR Otacílio Junior. Para piorar as coisas, sabemos de fontes seguras, que o Sr. Marcos Barcellar, tem um parente que pertence ao alto escalão da Delegacia do Trabalho na Cidade de Campos dos Goytacazes, o que inviabiliza qualquer tipo de denúncia trabalhista, aumentando o nosso desespero.
Elucidando mais e mais a questão, segundo fontes seguras, vários funcionários, apesar de terem suas carteiras de trabalho assinadas, não estão tendo o INSS recolhido, muitos com o FGTS zerado, sem depósito na CEF a mais de 03 anos (Coincidindo com o período de eleições para presidência do STIEENNFF), e milagrosamente, o ex-presidente, o presidente e os funcionários de “confiança” do STIEENNFF, que funciona nas mesmas imediações da Academia Corpo e Energia, estão com seus carrões importados, alguns trocando de carro como se troca de roupa, churrascada todo final de semana, O Sr. Marcos Barcellar com mais uma casa na praia, a grupo de pagode “Os Mulekes”, patrocinado por um dos filhos do Sr Marcos Barcellar; e nós? O que será de nós? Profissionais de Educação Física e funcionários da academia. O que será de nós?
Senhores do CREF-1/RJ, encarecidamente, suplicamos ajuda, pois não sabemos mais o que fazer. Alguns profissionais de Educação Física, cansaram-se e demitiram-se, estão até hoje tentando receber aos seus direitos trabalhistas. Outros, foram demitidos e também estão tentando receber aos seus direitos trabalhistas, que a Academia Corpo e Energia recusa-se a pagar, indo contra as leis trabalhistas.
Segundo um colaborador nosso, aqui estão caracterizados: Abuso do poder econômico, coação de testemunhas, lavagem de dinheiro, trabalho escravo, sonegação fiscal, etc. (tornando-se até caso para a Polícia Federal)
Pedimos, se possível, ajuda, pois queremos o que é de nosso direito: dignidade e respeito, pois não temos mais a quem recorrer e o medo fala mais alto por aqui. Estamos nos submetendo a tal situação, suportando pura e simplesmente, para podermos sustentar nossas famílias e dependentes, que precisam de nós a cada dia. Abaixo, subscrevemo-nos, suplicando por ajuda. Qualquer informação, entrem em contato conosco através de nosso endereço eletrônico. Obrigado."
segunda-feira, setembro 26, 2005
Postado por Vitor Menezes às 14:57
Um comentário:
Boa noite,
Basta que os funcionários (todos ou maioria), prejudicados, com esta carta em poder, ofereçam denúncia ao Ministério Público.
Postar um comentário