Museu inaugurado hoje ainda forma acervo - Foto: Check/Secom PMCG |
Inaugurado nesta noite, o Museu Histórico de Campos, na Praça São Salvador, estará aberto para visitação a partir deste sábado, 30. O acervo ainda está em fase de formação e é baseado em doações.
"A partir da abertura dele e das doações que estamos conseguindo é que teremos toda a história de Campos eternizada neste espaço de conhecimento, que receberá campistas, visitantes e, principalmente, alunos porque é importante que todos conheçam a história de Campos e a importância dela para toda economia do país", afirma a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, como registrado em release da Prefeitura de Campos.
O espaço vai funcionar de terça a domingo. De terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.
Estão programadas exposições da antiga Rede Ferroviária e de gravuras do Museu Histórico Nacional sobre comércio de rua.
Ainda de acordo com a prefeitura, também fazem parte do museu o Salão Nobre, de frente para a Praça São Salvador; a sala que retrata o início da colonização que terá também material sobre os índios goytacazes, recolhido no sítio arqueológico do Caju e tombado pelo Patrimônio Histórico, como restos de enterramento (ossos) e dois segmentos de urnas funerárias.
Uma outra sala será dedicada ao início da exploração econômica, retratada no Século XVIII e, depois, uma área maior dedicada ao Século XIX e à grande evolução econômica da região, além da Biblioteca Municipal, inclusive com o mobiliário da época, e uma sala dedicada a Nilo Peçanha. Haverá ainda área para café e auditório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário