terça-feira, setembro 30, 2008

Inter TV mantém ritmo de organização do debate

A Inter TV trabalha com a perspectiva de que o debate entre candidatos à Prefeitura de Campos será mesmo realizado nesta quinta-feira. Não há nenhuma determinação em contrário.

A dúvida sobre a realização do programa surgiu após divulgação de nota da TV Globo, na tarde de hoje, cancelando a realização de debates em várias cidades.

Em Campos, a falta de um acordo com o candidato Marcelo Vivório (PRTB), pertencente a um partido que possui representação no Congresso, pode inviabilizar o debate. Pela legislação eleitoral ele tem direito à participação, mas a emissora quer promover o debate apenas com os candidatos Arnaldo Vianna (PDT), Odete Rocha (PCdoB), Paulo Feijó (PSDB) e Rosinha (PMDB).

Em post abaixo, o urgente! ouviu Vivório, que afirmou que não fora consultado pela emissora, não havia feito acordo algum e que quer participar do debate.

O partido da candidata Graciete Santana, o PCB, não possui representação no Congresso.

Vivório diz que quer participar

O urgente! acaba de ouvir o candidato a prefeito de Campos, Marcelo Vivório (PRTB), sobre o debate desta quinta-feira na Inter TV. Ele afirma que não fez acordo com a emissora, e considera uma injustiça ficar de fora, lembrando também da candidata Graciete Santana (PCB).

"Parece que a Inter TV não gosta do povo de Campos, não quer que o povo conheça as propostas de todos os candidatos. Eu quero participar. Vou consultar o jurídico do partido para saber o que podemos fazer", disse Vivório.

A TV Globo divulgou nota hoje cancelando o debate em várias cidades em razão de falta de acordo com candidatos que, apesar de nanicos, estão em partidos que têm representação no Congresso Nacional, como é o caso de Vivório.

Seu partido, o PRTB, tem um deputado federal — Juvenil Alves (MG).

Nas mãos de Vivório

A TV Globo divulgou hoje nota onde informa o cancelamento de debates eleitorais em várias cidades, incluindo Rio e São Paulo, por falta de acordo com os candidatos nanicos. Os que estão em partidos com representação no Congresso têm direito de participar, a menos que abram mão.

Em Campos, até o momento, o debate desta quinta-feira está mantido. E o único que poderia atrapalhar os planos da Inter TV é o candidato Marcelo Vivório. Seu partido, o PRTB, tem apenas um deputado federal — Juvenil Alves (MG). Mas tem.

Propaganda subliminar

O radialista e ex-deputado Barbosa Lemos é um figuraça. Agora há pouco, na rádio Difusora, colocou no ar a música "Vai dar tudo certo", aquela do "se a gente colocar a nossa fé em ação", que já foi fartamente utilizada por certa militância política na cidade, e começou a mandar abraços para ouvintes, citando bairros e bradando frases como "canta comigo", "até o final do ano
vamos tocar muito essa música" e "estou sentindo que vai dar tudo certo, fico até arrepiado". O que será que ele queria com isso?

Mesário pode checar identificação do eleitor, diz TSE

Na hora da votação, um documento adicional, como carteira de identidade, só deve ser pedido ao eleitor em caso excepcional. Mas o mesário pode pedir que o eleitor confirme algumas informações do título, além de conferir a sua assinatura.

A explicação foi dada hoje pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em razão de pedido do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Bahia para que fosse exigida a apresentação de documento oficial com foto na hora de votar — o que foi negado.

A decisão foi do ministro Felix Fischer, que explicou que "a orientação da jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral é que a documentação adicional só deve ser exigida, excepcionalmente, quando há circunstâncias concretas que conduzam, de fato, à possibilidade de utilização de título eleitoral por pessoa que não seja o eleitor titular".

Veja aqui matéria do TSE sobre o assunto.

Repórter Brasil conta caso de trabalhador baleado em usina de Campos

Por Bianca Pyl/Da Agência Repórter Brasil

Um cortador de cana-de-açúcar foi ferido após confusão no alojamento da Usina Barcelos, em Campos dos Goytacazes (RJ). No último dia 13 de setembro, trabalhadores da empresa, que faz parte do conglomerado do tradicional grupo hoteleiro Othon, se reuniram na localidade de Martins Lage para reclamar das condições de trabalho e decidiram entrar em greve para reivindicar melhorias. A Usina Barcelos já foi flagrada no passado e esteve entre as propriedades da "lista suja" do trabalho escravo, cadastro de infratores mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

"Eles se trancaram dentro do alojamento, quando veio o chefe da segurança da usina e atirou para cima. O projétil atingiu o teto e, depois, a perna do lavrador Cláudio Luiz Nunes, que estava a cerca de 30 metros do local", conta Paulo Honorato, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos dos Goytacazes. Ele fez parte de uma comissão formada por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Campos dos Goytacazes - unidade do MTE na jurisdição - que visitou as instalações por conta do ocorrido.

Íntegra da matéria aqui.

TSE nega registro a reprovado pelo TCU

Um candidato a prefeito, da cidade gaúcha de Gravataí, teve mantido o indeferimento de sua candidatura no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por razão muito semelhante ao que justificou o indeferimento, em instância estadual, do registro do candidato à Prefeitura de Campos, Arnaldo Vianna (PDT). Assim como o campista, Daniel Bordignon (PT) foi acusado de má aplicação de recursos repassados pelo governo federal e teve contas avaliadas como irregulares pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

“O vício de natureza insanável é aquele que resulta da prática de atos não passíveis de convalidação e causa prejuízo ao erário e/ou possui indício de improbidade administrativa”, argumentou o ministro Felix Fischer, autor da decisão, como registrado por matéria do site do TSE.

A decisão sobre Bordignon foi tomada na sessão da noite de ontem. E, de acordo com o TSE, cabe recurso ao próprio tribunal. O que provavelmente será feito por Vianna em caso de manutenção do indeferimento.

Se aprovado, projeto fará Campos perder 75% dos royalties

Imagine se Campos passasse a receber apenas 25% dos royalties que recebe hoje. Ou Carapebus, ao contrário, passasse a ganhar 23 vezes o valor atual. Estes são exemplos de mudanças que ocorreriam se o Congresso aprovasse projeto de lei da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que propõe alterar o critério geográfico para distribuição das rendas do petróleo. Os impactos desta idéia nos estados do Rio, Espírito Santo e São Paulo estão em artigo do boletim Petróleo, Royalties & Região número 21, que acaba de ir para o ar aqui.

segunda-feira, setembro 29, 2008

A opção por escolher

Muitas das pessoas com as quais convivo me confidenciam que vão anular o voto nas eleições do próximo domingo, e que farão o mesmo em caso de segundo turno. Argumentam que não podem legitimar um sistema baseado em falsas alternativas, que não querem votar no “menos pior”, que preferem fazer do voto nulo um protesto mais contundente contra as mazelas de Campos.

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

Envolvida com a Liga e enrolada com a Justiça

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou hoje pedido de habeas corpus à candidata a vereadora no Rio, Carmem Glória Guinâncio Guimarães (PTdo B), que cumpre prisão temporária sob acusação de envolvimento com uma organização paramilitar chamada "Liga da Justiça".

Seus advogados argumentavam que, como é iminente o pedido de prorrogação da prisão, a candidata seria beneficiada pela legislação eleitoral, que proíbe a prisão de candidatos no período de 15 dias antes e 48 horas depois das eleições.

PF apreende cópias da "Somos Assim"

Área do portal UOL dedicado à cobertura das eleições divulgou nesta tarde a apreensão, pela Polícia Federal, de cópias de matéria da revista "Somos Assim", editada em Campos, sobre as eleições em Macaé.

Na matéria, a revista afirma que "o prefeito candidato à reeleição em Macaé, Riverton Mussi (PMDB), promete fazer da cidade a "capital do petróleo e do candomblé"".

A apreensão aconteceu na sexta, 26, em Cabo Frio e em Campos, a pedido da juíza Clarice de Mota e Fontes, da 254ª Zona Eleitoral, informou o UOL.

Leia íntegra da matéria aqui.

Obras no Museu ficam para quarta, 1º

Depois de anunciar aqui, dia 26, que a tão esperada obra de restauração do Museu de Campos, prédio que foi a residência urbana do Visconde de Araruama, localizado em plena Praça São Salvador, teria início na segunda, dia 29, o próprio site da Prefeitura de Campos traz hoje mais uma matéria dizendo que as obras serão iniciadas na quarta-feira, dia 1º de outubro. Espera-se que finalmente comece, antes que não sobre pedra sobre pedra para contar a história, visto que o casarão está bem avariado.

[colaboração de Wellington Cordeiro]

Extra circula com escolta na Baixada

O Extra de hoje circulou com apoio da polícia na Baixada Fluminense. Na edição de ontem, o jornal denunciou que três candidatos a prefeito, que são deputados estaduais, estão faltando às sessões na Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e, ainda assim, têm garantidos os salários de R$ 13 mil. Resultado: bandos armados compraram todos os exemplares da região. Hoje o jornal republicou a matéria. Leia aqui.

[programa urgente! - 29 de setembro a 05 de outubro]

Cine Clube na Villa

Cine-clube Villa Maria, com exibição de filmes e debates todos os sábados, 16h30. Casa de Cultura Villa Maria. Início neste sábado, 4, com o primeiro filme "The Blues Brothers", na série "Eles não cantam o tempo todo", sobre musicais não convencionais que segue até o dia 18.

Cursos de cinema na UFF

Cursos de Roteiro e Produção. Inscrições gratuitas. 20 vagas por curso. Primeira aula neste sábado, 4. Mais informações: Uff (Rua José do Patrocínio, 71, Centro). Telefones 2733 0319 / 2733 0310. Programa aqui e aqui.


Noite do vinil


Noite do Vinil com Led Zeppelin. Taberna Dom Tutti, rua das Palmeiras, 13, nesta quarta, 24, 22h.

Arte e consciência

Palestra com o ator Eduardo Tornaghi. Tema: “E(co)nsciência do corpo e da terra”. Sesc-Campos, quarta, 1º, 19h30. Gratuito.

Aulas de Grafite

Aulas teóricas e práticas, noções de desenho artístico, tags e utilização de sprays. Sábados e domingos, 15h e 16h. Grátis. Sesc Campos

Concurso de contos

Estão abertas até esta terça, 30, as inscrições para o XVIII Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho, realizado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo LIma. A premiação de R$ 10 mil é dividida entre os cinco primeiros colocados. Inscrições e regulamento aqui.

[Com informações de Sesc Campos, Monitor Campista, Uff, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Wellington Cordeiro - Atualizado às 15h55]

Todos juntos

Na noite de ontem a TV Record enviou fotos oficiais do debate entre candidatos à Prefeitura de Campos. Acabou por ser o primeiro e, possivelmente, único registro com a presença de todos os concorrentes nas eleições deste ano. Uma imagem que tem lá a sua relevância histórica, portanto.

Fotos: Carlos Emir/TV Record


























Cursos de cinema na Uff em Campos

A Uff em Campos está com inscrições abertas para dois cursos na área de cinema. Um de produção, com a professora Aída Marques, e outro de roteiro, com o professor Marcel Vieira.
As aulas começam no próximo sábado e as inscrições devem ser feitas durante esta semana das 14h às 18h, na Coordenação de Extensão. Há apenas 20 vagas para cada turma.

A seleção levará em conta a formação mínima de segundo grau completo, a experiência na área e a freqüência em cursos afins, como literatura e comunicação social.

Mais informações: Uff (Rua José do Patrocínio, 71, Centro). Telefones 2733 0319 / 2733 0310.



[clique nas imagens para ver o programa completo]

Diário republica pesquisa

O jornal O Diário republica hoje, por determinação judicial, pesquisa do Instituto Precisão originalmente publicada na edição de 25 de setembro. De acordo com o jornal, houve erros na primeira divulgação, inclusive no infográfico. Confira abaixo a arte corrigida:

Info: O Diário

domingo, setembro 28, 2008

Bastidor comemora debate

Foto: César Ferreira


Profissionais da TV Record em Campos posam para foto depois do encerramento do debate entre os candidatos à Prefeitura de Campos. Na avaliação do moderador, o jornalista Alexandre Tadeu, o eleitor foi beneficiado pela apresentação de propostas.

Sobre o momento em que teve que improvisar, deixando a sua bancada pera pegar uma bolinha do sorteio que caiu no chão, ele explicou ao urgente! que tratou a situação com naturalidade. "Sou da escola do Balanço Geral", brincou.

Duelo Rosinha X Arnaldo

Momento tenso agora há pouco no duelo entre os concorrentes melhor colocados nas pesquisas, Rosinha (PMDB) e Arnaldo Vianna (PDT). A candidata perguntou a Arnaldo como ele avalia o governo do atual prefeito Alexandre Mocaiber, que é muito mal avaliado pela população, de acordo com pesquisas. Vianna respondeu que é amigo de Mocaiber, mas não participa do governo. Rosinha rebateu afirmando que Vianna o teria convidado para ser secretário de saúde. Vianna também bateu: relacionou a candidata com o caso "Silverinha" e voltou a acusá-la de tentar "esconder o marido".

Nanico garante temperatura do debate

A temperatura do debate deve muito ao candidato Marcelo Vivório (PRTB). Metralhadora giratória, aproveita o palanque para se tornar conhecido do eleitorado e garante alguma diversão em momentos que pasmaceira. É uma pena que o próximo debate, da Inter TV, não terá a participação dos nanicos abaixo dos 3%.

Garotinho é personagem recorrente

Mesmo sem ser candidato, o ex-governador Anthony Garotinho é personagem bastante presente no debate desta noite na TV Record, tendo sido citado várias vezes, principalmente por candidatos que têm interesse em vinculá-lo à candidata Rosinha (PMDB). Sua mais recente resposta sobre o assunto, no entanto, parece ter colocado fim à questão. Dirigindo-se ao candidato Vianna (PDT), ela afirmou: "O senhor gostaria de ter o apoio do Garotinho, como já teve outras vezes e se elegeu com os votos dele".

Cobertura dos blogs

Além do urgente!, também acompanham de perto o debate de hoje na TV Record entre candidatos à Prefeitura de Campos os seguintes blogs:

Cláudio Andrade
http://blogclaudioandrade.blogspot.com/

Ricardo André
http://ricandrevasconcelos.blogspot.com/

Roberto Moraes
http://robertomoraes.blogspot.com/

Impressões iniciais

Até o momento, o debate está melhor para Feijó (PSDB), que respondeu com firmeza quando tocado em seu ponto fraco - o caso das sanguessugas -, e para Rosinha (PMDB), que de longe é a que melhor se comunica com a câmera. Vianna (PDT) não consegue concluir alguns raciocínios, não responde com vigor quando atacado, não olha para a câmera e consegue estar pior do que iniciantes como Graciete Santana (PCB), Odete Rocha (PCdoB) e Marcelo Vivório (PRTB).

Coleguinhas com candidatos

Foto: César Ferreira

Jornalistas da imprensa local acompanham, na sala de imprensa preparada pela TV Record, o debate entre candidatos a prefeito de Campos. Daqui, é possível ouvir as manifestações de duas grandes militâncias que se concentram na porta da emissora, ligadas aos candidatos Arnaldo Vianna (PDT) e Rosinha (PMDB). O curioso é que também entre os repórteres há alguma torcida para um ou outro candidato, mas, claro, de modo mais discreto.

Imagens do intervalo entre o primeiro e o segundo bloco

Fotos: César Ferreira

No intervalo, candidato Marcelo Vivório (PRTB) foi o único que deixou o estúdio

Feijó (PSDB) com assessor de campanha


Rosinha (PMDB) se reuniu com o assessor Mauro Silva e com o deputado federal Geraldo Pudim

Odete (PCdoB) conversou com assessor e com o ex-candidato a prefeito Makhoul Moussalem


Graciete (PCB) também se reuniu com assessores


Vianna (PDT) conferiu dados com o assessor Max Weber

Bateu duro

O candidato Paulo Feijó (PSDB) acaba de bater muito duro no candidato Arnaldo Vianna (PDT) e provocou o primeiro direito de resposta do debate. Feijó afirmou que Vianna foi o grande responsável pela crise política de Campos, que é uma fraude - já que estaria sem registro - e que estaria "zombando do povo de Campos", isso, após insinuar que se surpreende ao ver o adversário repudiar a compra de votos.

Vianna limitou-se a dizer que a acusação é leviana, que continua candidato e que Feijó já teria afirmado que o ex-governador Anthony Garotinho explora a miséria do povo de Campos.

Ajustes após problemas iniciais

As assessorias dos candidatos preferiram que o sorteio para o debate fosse feito ao vivo, o que gerou a saia justa da maldita bolinha que foi ao chão. Acostumado a se deslocar pelo estúdio no formato de jornalismo que pratica, até que o jornalista Alexandre Tadeu não se saiu tão mal.

Problemas, no início, com o áudio e com o corte brusco do VT que explicava as regras causou certa apreensão entre os colegas jornalistas da emissora, mas agora o debate engrena sem maiores problemas nos bastidores.

[Atualizado 23h25 para correção]

Maldita bolinha

O primeiro bloco do debate da TV Record entre candidatos à Prefeitura de Campos tem sido marcado por um certo nervosismo nas primeiras intervenções e por algumas gafes. Do candidato Vivório, que errou a direção, à maldita bolinha que fez o mediador Alexandre Tadeu deixar sua bancada para buscá-la no chão.

Candidatos no debate, por ordem de chegada

Confira imagens da chegada dos candidatos à Prefeitura de Campos, há pouco, para o debate na TV Record.

Fotos: César Ferreira






























































Debate daqui a pouco na Record

Começa daqui a pouco, às 20h30, o debate da TV Record em Campos com os candidatos à Prefeitura. Será o primeiro com a presença dos seis concorrentes. Este deverá ser o principal molho do debate, com concorrentes nanicos ou nem tanto, mas com pouco a perder, fazendo acusações contra os que aparecem melhor nas pesquisas, Rosinha Garotinho (PMDB) e Arnaldo Vianna (PDT). Será também um ensaio para perceber tendências para possíveis alianças em um hipotético segundo turno.

Justiça condena 64 funcionários de Aperibé

A revista jurídica Última Instância publicou hoje matéria sobre o caso de 64 pessoas condenadas por terem continuado a receber o seguro-desemprego mesmo após recontratadas pela Prefeitura de Aperibé, no Noroeste Fluminense, por meio da Fesp (Fundação Escola de Serviço Público). Elas terão que devolver R$ 86,5 mil à União. A ação foi movida pela PSU (Procuradoria-Seccional da União), em Campos.

Íntegra da matéria aqui.

Semelhanças

A exemplo das eleições de 2004, começou novamente em Campos a 'Dança das pesquisas', onde cada jornal escolhe a sua e cada bobo acredita em qual lhe convém. Ontem, mais um episódio da lambança, com estranhas semelhanças: O jornal Folha da Manhã, trouxe matéria dizendo que a juíza eleitoral Márcia Alves Succi, impugnou o registro e a divulgação da terceira pesquisa do Ibope encomendada pela Inter TV Planície. Segundo a matéria, a juíza teria verificado que parte do questionário estava "inelegível" (???). O que isso significa? Que ele não pode concorrer a cargos públicos? Bem...

O pessoal da Inter TV, conversando com este interlocutor, afirmou que a pesquisa ainda nem foi para o campo e que a empresa não havia sido notificada do impedimento.

Já o Diário, estampou em sua manchete que a mesma juíza, havia impedido a publicação da pesquisa do Sensus, encomendada pela revista Somos Assim, devido a falta de legibilidade de algumas perguntas, o que impediria uma melhor análise. Segundo a matéria, o nível de analfabetos opinando também seria alto e até mesmo a ordem dos candidatos na apresentação de alternativas para os entrevistados estaria corrompida.

Humm, alguma semelhança?

O engraçado também é que, se os fatos estão corretos, cada um dos jornais optou por não divulgar o impedimento de um dos embargos da pesquisa. O que isso significa?

Eu acho que já vi esse filme...

Boa novidade na blogosfera

A coleguinha Ferdinanda Maia (foto), competente jornalista da equipe da VCE Produções, acaba de colocar um blog no ar para contar bastidores das suas matérias no Interior.com e publicar seus bons textos. Está bem aqui.

Recordar é... se irritar

Foto: Vitor Menezes 27.09.08



















Nas eleições municipais, um dos argumentos utilizados em campanhas é o bom trânsito que o candidato ou candidata supostamente tem com o governo estadual, com o governo federal ou com os dois.

Ontem, passando pela Barão de Miracema, encontrei um resquício de uma peça publicitária [clique na imagem para ampliar] que foi muito utilizada em Campos no início do governo municipal que melancolicamente está chegando ao fim. Nela, a promessa não cumprida de que a tal parceria faria “Campos-RJ crescer”.

O que cresceu não foi exatamente o que desejávamos. E o governador e o presidente não têm nada a ver com isso.

sexta-feira, setembro 26, 2008

Processo caminha

Reprodução de área do site do TSE

Clique na imagem para ver as mais recentes movimentações do Processo 32365, que contém recurso do candidato Arnaldo Vianna (PDT) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Decisão está nas mãos do ministro Eros Grau.

Ainda hoje?

O atento advogado e blogueiro Cléber Tinoco informa aqui que decisão sobre candidatura de Arnaldo Vianna (PDT) pode sair ainda hoje. "Os autos do processo do candidato Arnaldo Vianna foram remetidos ao gabinete do Min. Eros Grau às 15:07, de acordo com o site do TSE. Tudo indica que o recurso será decidido monocraticamente ainda hoje", afirma.

Estágio fora da lei cria vínculo empregatício

"A manutenção de estagiários em desconformidade com a legislação caracteriza vínculo de emprego para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. A instituição privada ou pública que reincidir na irregularidade ficará impedida de receber estagiários por dois anos."

É o que prevê a nova Lei do Estágio, que foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Clique aqui para ler matéria completa da Agência Brasil.

TSE terá sessões extraordinárias na próxima semana

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou aqui que vai realizar duas sessões extraordinárias na próxima semana — na segunda, 29, e na quarta, 01, às 19h — para julgar os recursos de candidaturas nestas eleições.

"As sessões ordinárias de julgamento ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, também às 19h. Mas, em ano eleitoral, são necessárias sessões extraordinárias de julgamento devido ao grande volume de processos que chegam à Corte", justificou o Tribunal.

Com isso, aumentam as chances de que seja definida a situação do candidato Arnaldo Vianna (PDT) antes das eleições.

Leitor quer esclarecimentos sobre obras da Prefeitura

Um leitor, que preferiu não se identificar, enviou comentário em post abaixo que, dada a sua relevância, registro aqui para que tenha maior visibilidade e desperte o devido debate. Ele questiona a execução de duas obras da Prefeitura de Campos.

Sobre a nova ponte sobre o Paraíba, o leitor argumenta ser "extremamente íngreme, o que causará problemas na subida de caminhões, principalmente, carregados". Também adverte para a possibilidade de que o acesso da BR 101 à ponte "não estar sendo construído de acordo com o projeto original".

"A pista é mais estreita e sem acostamento, e em muitos pontos, passa muito perto das residências. Além da pista ser estreita, faz diversas curvas dentro de uma comunidade carente, o que certamente colocará em risco as pessoas que moram nos arredores do acesso, principalmente idosos e crianças", complementa.

Ponte estreita na Arthur Bernardes

E sobre a obra da Avenida Arthur Bernardes, sua observação é a de que a ponte é mais estreita do que a pista, "irá provocar um afunilamento no local, o que poderá acarretar acidentes sérios".

O leitor acrescenta que "essas informações foram dadas por funcionários da prefeitura que estão indignados com o dinheiro gasto e o resultado obtido e têm medo de denunciar publicamente estas obras, que inclusive já estão totalmente pagas, apesar de inconclusas".

Ele sugere que o CREA confira as obras para confirmar ou negar a pertinência destas preocupações. Caso confirmado, afirma, caberá ao Ministério Público exigir correções ou a devolução do dinheiro público gasto indevidamente.

Outro lado

Além de aguardar a participação de outros leitores que possam esclarecer as dúvidas expostas, o urgente! buscará respostas junto à Prefeitura.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Não sai hoje decisão sobre Vianna

O recurso do candidato à Prefeitura de Campos, Arnaldo Vianna (PDT), não está na pauta de sessão de hoje do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O suspense sobre a manutenção ou não da sua candidatura continua e poderá até mesmo ultrapassar o dia 5 de outubro, data do primeiro turno das eleições. Uma sessão extraordinária pode ser convocada amanhã.

Mackoul deixa o PT

Foto: Assessoria
Candidato petista à Prefeitura de Campos nas eleições anteriores à deste ano, o médico Mackoul Moussalem se desfiliou na manhã de hoje do partido. Na foto, ele aparece (d) no momento em que entregou documento pedindo a desfiliação ao presidente da sigla, Hugo Diniz. Na parte da tarde, Moussalem participou de ato de adesão à campanha da candidata Odete Rocha (PCdoB), junto a outras lideranças. Nestas eleições, o PT apóia o candidato Arnaldo Vianna (PDT), que tem como vice o petista Hélio Anomal.

[Atualizado às 21h53, para correção apontada por leitor no comentário]

Para advogado, situação de Vianna continuará indefinida

O advogado e blogueiro Cleber Tinoco avalia aqui que o caso do candidato Arnaldo Vianna (PDT) deverá continuar indefinida, já que cabe recurso no próprio TSE se a decisão for tomada apenas pelo ministro Eros Grau. Confira a explicação de Tinoco:

"O TSE comprometeu-se em julgar todas as impugnações de registro até hoje, mas a viabilidade de novos recursos no próprio TSE, permite concluir que a situaçao de Arnaldo Vianna poderá continuar indefinida. Se, por exemplo, o Min. Eros Grau indeferir monocraticamente a sua candidatura, sem a participação do órgão colegiado, Arnaldo Vianna poderá interpor contra esta decisão embargos de declaração e agravo regimental no próprio TSE, retardando ainda mais a solução da questão. Desse modo, é possível que Arnaldo Vianna continue na disputa".

Ele decide

Foto: TSE
Expectativa grande hoje em todo o país para o último dia, pelo calendário eleitoral, de julgamento de recursos referentes a indeferimento de candidaturas. Mas como os prazos da Justiça são estranhos, o TSE já afirmou que poderá não dar conta de julgar todos os processos. Há cerca de dois mil na fila.


Em Campos, todos do meio político estão de olho no caso do candidato Arnaldo Vianna (PDT), que teve pedido de candidatura indeferido por ter contas reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Ele tenta reverter a decisão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A PGE (Procuradoria Geral Eleitoral) sugeriu que a candidatura de Vianna não seja deferida. A decisão agora cabe ao ministro Eros Grau (foto).

Nesta tarde, a consulta aos processos tem ficado inacessível, devido ao número excessivo de acessos.
[Atualizado às 22h para incluir link para matéria sobre a sugestão da PGE]

Rosinha na frente em nova pesquisa

Info: O Diário
O jornal O Diário de hoje publica nova pesquisa eleitoral realizada em Campos. Contratada pela Rádio Campos Difusora, a consulta do Instituto Precisão mostra que a candidata Rosinha (PMDB) teria 44% dos votos se a eleição fosse hoje, contra 32% de Arnaldo Vianna (PDT), 3% de Odete Rocha (PCdoB) e 1% de Paulo Feijó (PSDB). Graciete Santana (PCB) e Macelo Vivório (PRTB) não pontuaram.

Os votos nulos e em branco seriam 6%. Não souberam responder ou não quiseram opinar 14% dos entrevistados. Foram entrevistadas 2000 pessoas no período de 17 a 20 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na 100ª Zona Eleitoral, sob o nº 361/2008.

[clique na imagem para ampliar infográfico feito pelo jornal]

Por mais rigor na hora de votar

O professor e blogueiro Fábio Siqueira alertou aqui, com muita pertinência, que a Justiça Eleitoral precisa coibir a prática de aluguel de títulos eleitorais, motivada pela facilidade com que se pode votar apresentando apenas o título de eleitor. Sem foto, e com a displicente conferência da assinatura, qualquer eleitor consegue votar com o título de outro. A sugestão é a de que passe a ser exigida a apresentação de documento de identidade.

E ainda ganham para isso...

Foto: Divulgação Canal Rural
Taí uma aventura que gostaria de fazer: o Canal Rural colocou na estrada, desde 7 de julho, o repórter Gustavo Bonato (d), o cinegrafista Demétrio Getúlio (e) e o motorista Muriel Souza (c), para percorrerem doze mil quilômetros pelo interior do Brasil, começando pelas regiões Sul e Centro Oeste. Ontem eles estavam em Morro Agudo (SP), para ver como anda a cultura da cana no município que é o maior produtor do país (Campos é o segundo, ranking aqui).

Política de super-emprego

O Governo Municipal parece que está fazendo escola: uma empresa campista do ramo de prestação de serviços a empresas e condomínios contratou inúmeras pessoas recentemente. Mas o que chama a atenção não é a expansão de suas atividades, mas sim que o seu proprietário é candidato a vereador. Dizem que tem tanta gente contratada que já está faltando espaço para que eles trabalhem. Tem vigia noturno dividindo o mesmo espaço com outro vigia. A lógica parece ser a seguinte: com mil funcionários, numa média de 3 votos por cada um, seriam três mil votos.

[colaboração para o blog do atento Wellington Cordeiro]

quarta-feira, setembro 24, 2008

Eleições em Macaé

Pesquisa Publicada no O Dia Mostra que segundo turno em Macaé fica entre Riverton Mussi (PMDB) e Dr. Aluizio (PV).

"O resultado da pesquisa da Virtú Consultoria indica que o atual prefeito e candidato a reeleição, Riverton Mussi (PMDB), tem 35% das intenções de votos. O candidato do PV, Dr. Aluizio, estreante em disputas eleitorais, aparece com 30%.

O ex-prefeito e atual Deputado Federal Silvio Lopes (PSDB) tem 21%. Professor Alexandre (PSTU) vem com 3% e Franco Corredor (PCdoB) com 2%. Os indecisos são 5% dos eleitores e 4% dos entrevistados declararam votos em branco e nulo.

Levando em consideração que a margem de erro da pesquisa é de 3,5%, Riverton e Dr. Aluizio estão tecnicamente empatados. Realizada nos dias 11 e 12 de setembro, a pesquisa ouviu 515 eleitores e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) plelo número 001/08".

Armando lidera em Quissamã

Infográfico: Assessoria do
candidato Armando Carneiro
A assessoria do candidato a prefeito de Quissamã, Armando Carneiro (PSC), divulgou ontem dados de pesquisa encomendada ao Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) que registra sua ampla vantagem na disputa. Se a eleição fosse hoje, Armando teria 51% dos votos, contra 23% de Octávio Carneiro (PP), e 11% de Arnaldo Matoso (PMDB). Os que não sabem ou não quiseram responder somam 13%. Nulos e brancos chegam a 2%.


A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 16 de setembro e foram ouvidos 804 eleitores. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número de processo 279/08 e edital 55/08.

[clique na imagem para ampliar infográfico preparado pela assessoria do candidato]

terça-feira, setembro 23, 2008

Reforma no Museu começa dia 29, diz PMCG

Foto: César Ferreira/Secom PMCG

A secretária de Planejamento da Prefeitura de Campos, Silvana Castro (e), e a historiadora Sílvia Paes estiveram na manhã de hoje no Solar do Visconde de Araruama, na Praça São Salvador. Toda a parte burocrática para a contratação da empresa que fará a reforma do prédio já foi concluída. A previsão é a de que obra comece na segunda, 29, e tenha uma primeira etapa encerrada em três meses.


A reforma, que será executada pela empresa Conenge, custará ao município R$ 807.071,66. A primeira etapa inclui destelhamento, descupinização, madeiramento e a restauração das fachadas. Para 2009 está prevista a restauração interna.


Leia aqui release da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos sobre o assunto.

Decisão boa para Arnaldo

Foto: Assessoria do TSE

Na sessão da noite de ontem (foto), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, por quatro votos a três, que cabe somente às Câmaras Municipais o julgamento das contas prestadas pelos prefeitos, tendo os tribunais de contas apenas como órgãos auxiliares.

Partindo deste pressuposto, foram deferidas duas candidaturas a prefeito – José Edivan Félix e Luiz Ademir Hessmann, das cidades de Catingueira (PB) e Ituporanga (SC).

Em Campos, o candidato Arnaldo Vianna (PDT), que também teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas e aguarda decisão da Justiça, poderá ser beneficiado. O TSE tem até esta quinta, 25, para julgar todos os recursos que envolvem candidaturas nas eleições deste ano.

Leia aqui matéria da assessoria do TSE sobre a sessão de ontem.

Cabo Frio: Corrêa fica

Da Assessoria do TRE-RJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro deferiu, nesta segunda, 22, o registro do candidato a prefeito de Cabo Frio Alair Corrêa (PMDB). Candidato pela Coligação Vota, Que Ele Volta (PC DO B, PSL, PSDC, PRP, PMDB, PMN), Corrêa teve o pedido de registro negado em razão de duas condenações com trânsito em julgado em ação de improbidade administrativa, além de ter contas rejeitadas pelo TCE.

O candidato interpôs um embargo de declaração, com alegação de que as condenações eram antigas e que, em 2006, o TRE-RJ já havia julgado e aprovado o registro de candidatura dele a deputado. Além disso, as irregularidades recentes apontadas pelo TCE-RJ já haviam sido julgadas e aprovadas pela Câmara Municipal de Cabo Frio. A Corte aceitou o argumento e reviu a decisão.

CNT/Sensus: 42,7% confiam nas notícias e 74,3% defendem diploma para jornalista

Pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostra que 42,7% dos entrevistados acreditam nas notícias que lêem, ouvem ou assistem. Outros 41,6% acreditam particialmente, 12,2% não acreditam, e 3,5% não sabem ou não responderam.

A pesquisa também quis saber a opinião da população sobre a manutenção da obrigatoriedade do diploma universitário para o exercício do jornalismo. A grande maioria, 74,3%, disse ser favorável à exigência do diploma. Outros 13,9% são contrários e 11,7% não souberam ou não responderam.

A maioria dos entrevistados também se disse favorável à criação do Conselho Federal dos Jornalistas (74,8%), contra 8,3% que disseram que não deveria, 6,5% que afirmaram que "depende" e 10,4% que não sabem ou não responderam.

A Pesquisa foi realizada de 15 a 19 de setembro, com dois mil questionários aplicados em 24 estados de cinco regiões, com sorteio aleatório de 136 municípios pelo método da Probabilidade Proporcional ao Tamanho – PPT. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

As questões sobre jornalismo foram incluídas na 93ª Pesquisa CNT/Sensus, destinada a sondar a opinião da população sobre vários temas da politica nacional. Veja outros dados aqui.

Piadas políticas na rede

Estão sendo enviados para jornalistas da região e-mail com piadas sobre um determinado político da região. São várias piadas no e-mail, cuja assinatura consta uma pessoa identificada como Cláudia Lage. Segue abaixo o exemplo de uma das piadas, sem identificar o nome do alvo das críticas. (Medida preventiva do período eleitoral!)

A tropa de ******** seguia pelo interior de Campos, todo mundo disfarçado de povo. Lá pelas tantas, bate aquela sede, e ******** manda parar na primeira casa para beber água.
A dona do casebre grita para um menino de uns 9 anos:
- (Nome do político)! Traiz a jarra e as caneca prus homi bebê água!
********, todo vaidoso, pergunta:
- Eu vi que a senhora chamou o menino de ********. Ele tem esse nome em homenagem a alguém?
E ela, sem nunca imaginar que era ******** em pessoa que estava ali, responde:
- Não, sinhô, na verdade o nome dele é Fabrício, mas é que esse minino deu prá minti e fazê tanta merda, que nóis apelidô ele assim.

Empate se mantém em pesquisa Gerp

O jornal Folha da Manhã publica hoje com exclusividade pesquisa do Instituto Gerp que confirma a situação de empate técnico entre os candidatos Rosinha Garotinho (PMDB) e Arnaldo Vianna (PDT). Na estimulada, Rosinha tem 39% das intenções de voto, contra 37% de Vianna. Os dois são seguidos por Odete Rocha (PCdoB), com 3%, e Paulo Feijó (PSDB), com 2%. Graciete Santana (PCB) e Marcelo Vivório (PRTB) não atingiram 1% das intenções de voto.

Em caso de segundo turno entre Rosinha e Arnaldo, segundo a pesquisa encomendada pelo jornal, pela TV Litoral e pela revista Somos Assim, o empate se mantém, mas com posição invertida: Arnaldo teria 44% dos votos, e Rosinha ficaria com 43%.

Foram ouvidas 829 pessoas, entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 3,47% para cima ou para baixo. A pesquisa está registrada com o número 359/08, na 100ª Zona Eleitoral.

Sindicato estadual mais estadual

Depois de muita negociação foi fechada a chapa única para a eleição do Sindicato Estadual dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. A votação acontece nos dias 12 e 13 de dezembro. Desta vez a diretoria do sindicato poderá ter uma composição mais representativa do estado, com jornalistas de todas as regiões. Campos ficou com três vagas na diretoria. Confira a formação aqui.

A clássica do baobá

Foto: Wellington Cordeiro


A comitiva de 30 angolanos que visitou Quissamã (RJ) no último sábado, em retribuição à visita que brasileiros fizeram a Kissama, em Angola, não resistiu à clássica pose do abraço ao baobá, no jardim do Museu Casa de Quissamã. A árvore é considerada sagrada na África.

Eles também conheceram o Centro Cultural Sobradinho, a Casa de Artes e o Complexo Cultural Fazenda Machadinha.

Bis das barangas

O espetáculo "Rádio baranga", que tem merecido muitos elogios — inclusive do jornalista e diretor de teatro Orávio de Campos Soares, que publicará artigo sobre a peça —, vai voltar à cena do Teatro de Bolso, nos próximos dias 16, 17, 18 e 19, sempre às 21h. O Ingresso é R$ 20,00, mas quem disser na bilheteria a frase mágica das barangas — "Isso seca o gloss" — paga meia.

Estagiário demitido

Um estagiário que trabalhava em um jornal de nossa querida cidade foi demitido hoje pela manhã após fazer uma matéria ontem à noite sobre a prisão da primeira dama de uma cidade da região que teria sido detida por utilizar os veículos do município indevidamente. Segundo informações do estagiário, ele fez a matéria durante a noite, tirou fotos do flagrante e, ao chegar à redação pela manhã, foi demitido sem motivo aparente.

O estagiário demitido também contou que sua matéria, que já estava diagramada na página do jornal, foi retirada no apagar das luzes, enquanto a editoria se esqueceu de retirar a chamada da capa, que pode ser conferida nas bancas. Além disso, ele disse ainda que há parentes da primeira dama na redação desse jornal e que a pressão política teria sido o motivo da demissão e retirada do flagrante.

Enfim, coisas da terra do chuvisco, sem leis.

segunda-feira, setembro 22, 2008

As razões invisíveis

Um dos temas fascinantes na política é a definição do voto. O que leva alguém a escolher o seu candidato? Quais critérios utiliza? O que é determinante? Por que candidatos notoriamente reconhecidos como corruptos ainda conseguem votos suficientes para serem eleitos? E por que tantos outros, competentes e honestos, não têm o mesmo sucesso?

Tem artigo novo na Gaveta. Aqui.

[programa urgente! - 22 a 28 de setembro]

Choro com Ithamara Koorax

Projeto Choro & Cia, da Fundação Teatro Municipal Trianon, com jazzista Ithamara Koorax. Abertura com Conjunto Regional Carinhoso. No foyer do Trinon, na terça, 23. Entrada gratuita.

Sagração das Estações

Projeto Sagração das Estações, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Apresentação da Orquestra Municipal interpretando Mozart, Vivaldi, Tchaikovsky, entre outros clássicos. Terça, 23, no Calçadão. Quarta, 24, no Terminal Rodoviário Urbano Luiz Carlos Prestes. Na quinta, 25, na Rodoviária Roberto da Silveira. E na sexta, 26, no Centro de Compras da Pelinca. Sempre às 16h. Gratuito.


Divas na Noite do Vinil


Noite do Vinil com Whitney Houston, Donna Summer, Glória Gaynor, Dione Warwick, entre outras divas. Taberna Dom Tutti, rua das Palmeiras, 13, nesta quarta, 24, 22h.

Performances artuínicas

Malditos Bem Ditos - Performance MultiMídia. Paulo Leminski, Torquato Neto, Estrela Leminski e Ademir Assunção, interpretados por Artur Gomes, no palco e na tela. Sesc Campos, na quarta, 24, 20h.

Café literário da maturidade

Café Literário em homenagem ao mês do idoso. Performances poéticas com textos de autores produziram ou tiveram reconhecimento público da sua obra após a maturidade, como Cora Coralina, Patativa do Assaré e Manuel Bandeira. Palácio da Cultura, nesta quinta, 25, 19h. Mais informações aqui.

Para o alto, e avante!

Mostra Túnel do Tempo, com desenhos, séries e comerciais da televisão dos anos 70 e 80. Teatro de Bolso, domingo, 28, das 9 às 12h. Ingresso: um quilo de alimento não perecível.

Aniversário do Mercado

Café da manhã para comerciantes e clientes, com mostra de produtos típicos comercializados, para comemorar os 87 anos do Mercado Municipal. Nesta segunda, 22, 9h, no próprio Mercado.


[Sabe de uma boa dica cultural que ainda não está aqui? Envie para colaboraurgente@gmail.com]



[Com informações de Artur Gomes, Monitor Campista, Secom/PMCG e Wellington Cordeiro - Atualizado em 23/09/08 - 16h24]

domingo, setembro 21, 2008

Demissão com critério

"CAMPOS - O que deveria representar o fim das fraudes na contratação de funcionários terceirizados na Prefeitura de Campos, no Norte Fluminense, está se transformando em pesadelo para a população. Condenado pela Justiça do Trabalho a substituir os mais de 15 mil profissionais contratados por servidores concursados, o prefeito Alexandre Mocaiber (PSB) já afastou 40% desse total — cerca de 6.100 empregados. O restante tem que ser dispensado até o fim do ano. A lista de demitidos poupou parentes do prefeito e de integrantes da cúpula do governo municipal. Seus salários são de aproximadamente R$ 1.600, acima da média paga aos dispensados."

Leia íntegra da matéria de O Dia, aqui.

[Link enviado em comentário pelo bravo George Gomes Coutinho, do blog Outros Campos]

Para lembrar dos tempos da ciranda




Uma ciranda, no final da tarde de hoje, no Sesc-Campos, fez adultos lembrarem da infância e muita criança poder brincar, pela primeira vez, como antigamente. O vídeo mostra um trechinho do espetáculo "O Rio de janeiro a dezembro", integrante da Mostra CBTIJ, em cartaz até dezembro.

Hoje é dia de Rede Blog

Veja quem já publicou posts sobre o tema "Os novos ricos de Campos: que classe é essa?":

Flávio Mussa Tavares
http://novoceuenovaterra.blogspot.com/2008/09/nouveau-riche-que-bicho-esse.html

urgente!
http://urgente.blogspot.com/2008/09/os-novos-piratas.html

Comentários do Cotidiano - Fábio Siqueira
http://fabiosiqueira.blogspot.com/2008/09/novos-ricos-na-plancie.html

Jules Rimet
http://imagina.blogspot.com/2008/09/rede-blog-novos-ricos-em-campos.html

Roberto Moraes
Http://robertomoraes.blogspot.com

[Atualizado às 18h28]

Os novos piratas

Há gente que experimentou ter mobilidade social como fruto do seu trabalho, do seu talento ou da sua aptidão para o mundo dos negócios. Parte disso se relaciona com a considerável estabilidade econômica do país. Previsibilidade, segurança nos investimentos, crédito disponível (ainda que a juros altos), elevação na renda e aumento no número de empregos formais. Esse é o cenário que tem permitido algum enriquecimento para boa parte da classe média, além da ascensão a este patamar econômico de grande parcela anteriormente caracterizada como pobre. Tudo isso, claro, apesar dos muitos pesares.

Pode ser então que tenhamos aí uma parte da gênese dos tais novos ricos brasileiros e, conseqüentemente, de alguns campistas.

Mas não parece ser deste novo rico que trata a Rede Blog de hoje. O que alarma aqui é novo rico que virou sinônimo de escárnio. É aquele que estaciona a sua impunidade com duas rodas sobre a calçada, ou pára na faixa principal da pista, liga o pisca-alerta e aguarda o filho sair pelo portão da escola particular especializada em inclusão na coluna social.

O problema, portanto, não é ser rico. O problema é ser rico à custa do saque que tem retirado uma oportunidade de vida melhor para milhares de pessoas desta e de futuras gerações. É ser rico feito um neo-pirata que festeja enquanto promove a divisão do butim, e encoraja-se a seguir saqueando, reorganizar a quadrilha para superar eventuais revezes, e acreditar que tudo isso valerá a pena, por que o mundo não é feito para os medíocres, mas para quem tem coragem para aceitar as coisas como são e deixar de lado preceitos morais bobocas.

Vivendo aqui, procuro separar o que é preconceito de classe — que trago da minha adolescência marxista —, ojeriza católica ao capitalismo — idem —, do que é apenas uma indignação contra a bandidagem institucionalizada, que produz ramificações profundas também nos menos endinheirados.

Por isso não devoto menos asco ao empreiteiro corrupto do que ao pedófilo flagrado por uma dessas câmeras de noticiário sensacionalista. São bandidos que incorrem em crimes diferentes, mas têm em comum a prioridade absoluta que atribuem a um “eu” gigante, capaz de se sobrepor a qualquer outro direito individual ou coletivo. Atitude muito parecida, inclusive, com a que é fomentada por escolas que ensinam os filhos destes novos ricos a ser superiores em tudo, a não ver limites para os seus desejos, e a conhecer apenas a lógica da competição.

sábado, setembro 20, 2008

Rede Blog de volta neste domingo, 21

Confira abaixo a lista de participantes. Caso você tenha um blog que não esteja aí na relação e queira participar, deixe nos comentários o pedido da sua inclusão (para confirmar, poste um texto em seu próprio blog manifestando o interesse de entrar para a Rede Blog).

A proposta é a de que, todo dia 21, os blogs abaixo tratem de algum tema referente a Campos, escolhido em enquete aqui no urgente!. As sugestões de pautas são feitas pelos próprios blogueiros, a partir de um rodízio de cinco blogs por mês.

O tema deste domingo, 21, é "Os novos ricos de Campos: que classe é essa?". Você poderá encontrar textos, fotos ou vídeos sobre o assunto nos seguintes blogs:

1 - A Patuléia do Brejo – Eugênio Soares - http://ce.lemos.blog.uol.com.br/
2 - Aspectos - Wesley Machado - http://www.aspectos.blog.br/
3 - Comentários do Cotidiano - Fabio Siqueira - http://fabiosiqueira.blogspot.com/
4 - Converse com Sérgio Diniz – http://www.sergiodinizescreve.blogspot.com/
5 - Desenvolvimento de Erros - Sagaz - http://www.sagazcarvalho.net/blog/blog/
6 - Diário de Classe – Coletivo - http://ddclasse.blogspot.com/
7 - Eu penso que... - Ricardo André - http://www.ricandrevasconcelos.blogspot.com/
8 - Geraldo Pudim - http://www.geraldopudim.com.br/blog/
9 - Imagina - Jules Rimet - http://www.imagina.blogspot.com/
10 - Leandro Azevedo - http://leandrowebmaster.blogspot.com/
11 - Luciano Azevedo - http://www.lucianoazevedo.com/
12 - Luiz Felipe Muniz - http://luizfelipemunizdesouza.zip.net/
13 - Márcio Fernandes - http://marcioffernandes.blogspot.com/
14 - Mumunha Futebol Clube – Álvaro Marcos - http://mumunha.blogspot.com/
15 - Palabrasti - Victor Dahia - http://palabrasti.blog-se.com.br/
16 - Refúgio do Camelo e do Dromedário - João Ventura - http://joaosucubu.blogspot.com/
17 - Resta Acima de Tudo - Aucilene Freitas - http://restaacimadetudo.spaceblog.com.br/
18 - Retrato 3x4 - Wellington Cordeiro - http://retratotresporquatro.blogspot.com/
19 - Roberto Moraes - http://robertomoraes.blogspot.com/
20 - Sepé - Fabiano Seixas - http://www.fabianoseixas.blogspot.com/
21 - urgente! – Coletivo - http://urgente.blogspot.com/
22 - Ururau Irado - http://ururauirado.wordpress.com/
23 - Verbo Solto - Fátima Nascimento - http://www.verbosolto.blog-se.com.br/
24 - Vitor Longo Braz - http://www.blogvitorlongo.blogspot.com/
25 – Fatos, fotos e afins - Gustavo Rangel – http://fotosfatoseafins.blogspot.com/
26 - Rafael Borba - http://rafaborba.blogspot.com/
27 - A Trolha - http://atrolha.blogspot.com/
28 - Diego Rangel - http://diegorangell.blogspot.com/
29 - Novo Céu Nova Terra - Fávio Mussa Tavares - http://novoceuenovaterra.blogspot.com/
31 - Todo amor que houver nessa vida - Gervásio Neto - http://todoamorquehouver-neto.blogspot.com/
32 - Dentro da minha cabeça - Rodrigo Rosselinni - http://www.rosselini.blogspot.com/
33 - Fanatismo Indeciso - Rodrigo Manhães - http://fanatismoindeciso.blogspot.com/

Novos ricos na pauta da Rede Blog neste domingo, 21

Flávio Mussa Tavares postou desde hoje a sua contribuição para o tema da Rede Blog neste domingo, 21. "Os novos ricos de Campos: que classe é essa?" foi a pauta escolhida por 32% dos participantes da enquete, seguida por "Educação e Cultura em Campos" (29%), "Transporte urbano em Campos" (20%) e "Caos na saúde de Campos".

No primeiro post sobre o tema, começou Tavares: "Considera-se um nouveau riche (expressão francesa) alguém que ascendeu sócio-economicamente de modo rápido e evidente. Considera-se também que para ser um nouveau riche, deve ele assumir um estilo de vida um tanto ousado, demonstrando de modo inequívoco, através de extravagâncias sociais, que tem o que outrora não podia ter e nem sonhar. O termo é também para designar pessoas que atingiram alto status sócio- econômico, sem preparo cultural e sem a polidez, sendo por isso menosprezada pela antiga elite". Leia íntegra aqui.

E vamo que vamo!

Rosinha é multada pelo TRE

O jornalista Sidney Rezende informou aqui em seu site que a candidata à Prefeitura de Campos, Rosinha Garotinho (PMDB), e o ex-governador Anthony Garotinho foram multados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em razão de terem feito propaganda eleitoral fora de época.

"Rosinha foi entrevistada pelo marido no dia 14 de junho no programa "Fala Garotinho", veiculado na rádio Diário FM 100.7. O TRE considerou que a entrevista desrespeitou o princípio de isonomia das eleições, já que os outros candidatos a prefeito na cidade não foram convidados para concederem entrevistas no programa. O valor da multa é de R$ 21.282,00", informou Rezende.

sexta-feira, setembro 19, 2008

Sem moral

O município continua mesmo sendo vítima de sua própria bagunça e desorganização. O cancelamento da apresentação do cantor Geraldo Azevedo é o novo arranhão na imagem de Campos. Em nota à imprensa (abaixo) ele explica que esteve à disposição e que o show foi cancelado devido ao não cumprimento de cláusulas contratuais e de produçaõ por parte da Fundação Jornalista Oswaldo Lima.

"Prezados senhores,

Comunicamos o cancelamento da apresentação do cantor Geraldo Azevedo no dia 19 de setembro na Cesta Cultural em Campos do Goytacazes. E gostaríamos que fosse informado a imprensa para que a imagem do artista e de sua produção não fique denegrida perante a imprensa e ao público de Campos de Goytacazes, que o artista estava disponível para a apresentação e por não comprimento das cláusulas contratuais e de produção por parte da FUNDAÇÃO CULTURAL JORNALISTA OSWALDO LIMA, o evento não pode ter sido concretizado.

Sem mais para momento,

Atenciosamente
"

Lamentável.

Dirigente campista concorda com lei seca nos estádios

O vice-presidente do Rio Branco, César Barreto, disse ao site Justiça Desportiva que concorda com a medida, em vigor a partir de hoje, que proíbe a venda de bebida alcoólica nos estádios de futebol do estado do Rio de Janeiro. “Achei a medida excelente, pois também sou contra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. A pessoa tem que ir para assistir ao espetáculo, assim como vai ao teatro ou ao cinema. Tem gente que consome álcool e acaba agredindo jogador, arbitragem e arrumando confusão”, afirmou.

Voto a R$ 100,00

Acabei de testemunhar a cena: uma pessoa recebe a proposta, por celular, de um conhecido, de vender seu voto a um candidato a vereador em Campos. A proposta é de R$ 100,00, e o esquema funciona assim: o nome de quem vende é anotado em uma lista, e no dia 5 de outubro este eleitor deve ir até o comitê do candidato, às 17h, levar o comprovante de votação e pegar o dinheiro. É claro que o comprovante de votação não revela para quem foi o voto, mas a pessoa fechou negócio e disse que vai mesmo votar no candidato — “não tinha candidato mesmo, e é só pra vereador”. Já tinha ouvido falar na experiência que tem este concorrente em compras de voto. Parece ser um doutor no assunto.

quinta-feira, setembro 18, 2008

Poesias de Luiz Balbi no Café Literário

Simulando uma redação de jornal, os atores Toninho Ferreira, Álvaro Sardinha, Daniela Bogado, Adriana Medeiros e Maria Helena Soares fizeram leituras de poesias do jornalista e escritor Luiz de Gonzaga Balbi, no Café Literário da noite desta quinta, no Palácio da Cultura. Aqui, um vídeo com um pedacinho da apresentação.

Quem foi

Última parte do seminário da Uenf sobre políticas públicas para Campos reuniu há pouco as candidatas Graciete (PCB) e Odete Rocha (PCdoB). A candidatura de Rosinha (PMDB) enviou o jornalista Avelino Ferreira para representá-la, embora, pelas regras da organização, ele não pudesse fazer parte da mesa de debate. Os demais candidatos não compareceram e não enviaram representantes.

Fotos: César Ferreira

Avelino Ferreira, fora da mesa, representa Rosinha (PMDB)


Graciete (PCB) fala ao lado do usineiro Gel Coutinho



O ambientalista e professor Aristides Sofiatti ao lado da candidata Odete Rocha (PCdoB)

Dentro da margem de erro, virada na expectativa de vitória

Uma das questões da pesquisa completa do Ibope tenta aferir qual é a expectativa do eleitor acerca de quem vai ganhar a eleição, mesmo que não seja o candidato dele. A pergunta é: "Independente da sua intenção de voto, na sua opinião, quem será o próximo Prefeito de Campos dos Goytacazes?"

Neste quesito, embora ainda empatados tecnicamente, houve uma virada em relação à pesquisa anterior. Antes, mesmo com Rosinha na frente (37% a 36%), 41% dos eleitores acreditavam em vitória de Arnaldo, contra 39% da candidata. Nesta segunda rodada, 43% acreditam que a vitória será de Rosinha, contra 37% de Arnaldo.

A partir dos quadros abaixo, que são apenas alguns reproduzidos da pesquisa completa (disponível no site do Ibope), outras análises são possíveis, a partir de recortes por sexo, idade e escolaridade, que ajudam a compreender as tendências do eleitorado. São estes os números que as campanhas utilizam para definir as suas estratégias.

Clique na imagem para ampliar:

Expectativa de vitória, com estratificação por sexo, idade e escolaridade


Intenção espontânea de voto, com estratificação por sexo, idade e escolaridade


Intenção de voto, com estratificação por sexo, idade e escolaridade


Rejeição aos candidatos, com estratificação por sexo, idade e escolaridade
Fonte: Ibope

Deu a louca no G1

Ao noticiar a mais recente pesquisa Ibope, o Portal G1 disse aqui que os números foram divulgados "nesta sexta-feira (29)". Na verdade, esta foi a data da divulgação da primeira rodada, em agosto.

"A segunda rodada da pesquisa Ibope para a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, divulgada nesta sexta-feira (29), mostra que a disputa segue em empate técnico entre Rosinha Garotinho (PMDB) e Arnaldo Vianna (PDT)", disse o portal.

A divulgação ocorreu na terça, 16.

Resultado deve sair no mesmo dia da eleição

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou aqui que trabalha com a expectativa de que os resultados das eleições sejam conhecidos na própria noite de 5 de outubro. A apuração deverá ser concluída até 22h, apenas cinco horas após o encerramento do pleito. Serão eleitos 5.563 prefeitos e 52.137 vereadores. Campos está entre as 77 cidades onde poderá haver segundo turno, em razão de ter número superior a 200 mil eleitores.

Malditos no Sesc

Foto: César Ferreira

Boa pedida é a programação organizada pelo Sesc com peças e esquetes com textos de "autores malditos". Ontem, houve interpretação de textos de Nelson Rodrigues, com atores da Companhia de Arte Persona (foto). O frio espantou o público, mas quem foi não se arrependeu. Neste sábado, 20, 20h, tem encenação da peça "Desejo, baseada no texto "A serpente", também de Nelson Rodrigues. Veja programação completa aqui.

Metrô: Esquema armado e anunciado

O que me instiga é como passam batidas algumas barbaridades que candidatos falam diante de jornalistas. Agora há pouco, em entrevista na Inter TV, o candidato Arnaldo Vianna (PDT), diante da pertinente pergunta acerca da viabilidade da prometida obra do Metrô de superfície, afirmou que as obras começam em janeiro, e pode garantí-lo em razão das parcerias que já teria com empresas do setor privado.

A questão é: como pode que uma obra que não existe, sob responsabilidade do poder público, já tenha parcerias firmadas sem que qualquer licitação tenha sido feita?

Seminário na Uenf continua à tarde

Foto: César Ferreira
Terminou há pouco, na Uenf, a primeira parte do segundo dia do Seminário “Política, Eleições e Soluções para Campos dos Goytacazes”, com o tema "Sociedade e Políticas Públicas”.


A expectativa nesta tarde é em relação à presença de candidatos à Prefeitura de Campos ou de seus representantes. "Todos os candidatos a prefeito ou a vice foram convidados. Eles terão a rara oportunidade de sinalizar para o eleitorado a disposição de ouvir a sociedade. Pelas regras estabelecidas, primeiro os candidatos ouvem a discussão, depois participam como debatedores", informou a Uenf.

quarta-feira, setembro 17, 2008

Escolha o partido e vote

Foto: Leandro Cordeiro/Reprodução
Olha que legal esse achado aqui do pessoal do Instituto Historiar. É uma cédula eleitoral de 1958, que foi publicada pelo Monitor Campista junto à notícia de que o formato fora aprovado pela Câmara.


"Reunida na Biblioteca da Câmara, com a presença dos ministros Cirilo Junior e Edgard Costa, a Comissão Interpartidária de Deputados aprovou a lei que introduz a Cédula Oficial nas votações proporcionais. Prevaleceu o sistema italiano, pelo qual a cada partido corresponderá uma cor e a cada candidato um número – segundo a ordem alfabética – a ser assinalada dentro de um retângulo. Esse foi o primeiro passo no sentido de uma reforma mais profunda do Código Eleitoral a ser projetada", disse o jornal.

Note que a escolha para Deputado Federal se dá entre partidos, e não entre candidatos.

Lula, o disputado

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) negou hoje o pedido de reposta do candidato a prefeito do Rio, Alessandro Molon (PT), que não gostou de ver seu adversário, Marcelo Crivella (PRB), utilizar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua propaganda eleitoral gratuita. O Tribunal não só não concedeu direito de resposta, como autorizou a continuação da veiculação das imagens de um ato político onde Lula e Crivella aparecem juntos. O precedente deve ser de interesse de concorrentes em muitas cidades.

É agora ou só daqui a uns dias

O TSE lembrou hoje em seu site que "o Código Eleitoral determina que a partir do dia 20 de setembro (sábado), quando faltarem 15 dias para as eleições municipais deste ano, nenhum candidato a prefeito, vice-prefeito ou a vereador pode ser detido nem preso, salvo em caso de flagrante delito". No período entre 30 de setembro e 7 de outubro, os eleitores também passam a estar protegidos por este princípio.

Como no futebol...

A reação dos candidatos a prefeito de Campos em relação à pesquisa do Ibope foi esperada. Dos seis candidatos. Dois comemoraram muito o resultado, um preferiu não comentar ainda, e os outros três descredenciaram a pesquisa, dizendo que ela não reflete a verdade e o que está sendo mostrado a eles nas ruas.

Quem adivinha os nomes? Eheheh...

Pesquisa é igual ao futebol. Quem tá na frente tira onda, quem tá atrás reclama. Daqui a pouco vão colocar a culpa no juiz.

TSE já recebe recursos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já começou a receber os recursos dos candidatos às eleições municipais e que tiveram seus registros indeferidos. Até agora, o TSE recebeu 2.448 recursos. Confira aqui a lista com os nomes. Em Campos, são três os recursos até agora. E não, nenhum é dele.

A garota do Garotinho

A Revista Piauí fez deliciosa matéria — como sempre — com Clarissa Matheus, a filha do ex-governador Anthony Garotinho. Leia aqui.

Candidatos podem se encontrar nesta quinta, na Uenf

Da Assessoria da Uenf

Nesta quinta, 18/09, durante todo o dia (9h-12 e 14h-18h), a Uenf realiza a segunda mesa do Seminário “Política, Eleições e Soluções para Campos dos Goytacazes”, com a presença de lideranças da sociedade organizada, pesquisadores e candidatos a prefeito ou a vice-prefeito do município. O tema será “Sociedade e Políticas Públicas”.

Todos os candidatos a prefeito ou a vice foram convidados. Eles terão a rara oportunidade de sinalizar para o eleitorado a disposição de ouvir a sociedade. Pelas regras estabelecidas, primeiro os candidatos ouvem a discussão, depois participam como debatedores.

Pela manhã (9h-12h), haverá seis palestrantes. O tema da “Agricultura” será abordado pelo pesquisador Frederico Veiga, da Cooplanta, e pelo professor Paulo Marcelo de Souza, da Uenf. Sobre “Controle Social & Planejamento” falará o professor Roberto Moraes, do Cefet. O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Conrado Aguiar, e o professor José Luís Vianna da Cruz, diretor da UFF/Campos, vão falar sobre “Desenvolvimento”. E o professor Luciano D’Ângelo vai abordar o tema “Educação”.

Na segunda sessão, o reitor da Uenf, Almy Junior, vai falar sobre “Ciência e Tecnologia”. Luís Aguiar, da Fundação Rural de Campos, vai abordar o tema “Controle Social”, enquanto Arthur Soffiati (UFF) ficará com o tema “Sustentabilidade Ecológica”. O dirigente regional da Firjan, Geraldo Coutinho, responderá pelo tópico “Sustentabilidade Econômica”. Nas duas sessões, a moderação ficará a cargo do professor Hamilton Garcia, que organizou as mesas.

O Seminário é uma realização da Coordenação do curso de Ciências Sociais da Uenf, com apoio da Direção do CCH, Centro Acadêmico das Ciências Sociais, Pós-Graduação em Sociologia Política e Reitoria.

terça-feira, setembro 16, 2008

Rosinha pode antecipar voto anti-Arnaldo

Vi agora no blog do Ricardo André os números da Pesquisa Ibope sobre as eleições para a Prefeitura de Campos, divulgada pela Inter TV na noite de hoje. O resultado é o seguinte:

Rosinha Garotinho (PMDB) - 41%
Arnaldo Vianna (PDT) - 34%
Odete Rocha (PCdoB) - 5%
Paulo Feijó (PSDB) - 2%
Marcelo Vivório (PRTB) - 1%
Graciete Santana (PCB) - 1%
Nulos/brancos - 6%
Não sabe/não opiniou - 10%
Margem de erro 4% para mais ou para menos

"Foram entrevistados 602 eleitores nos dias 13 a 15 deste mês.A pesquisa foi registrada sob o número 1289/2008 na 100a. Zonal Eleitoral de Campos", informou Ricardo.

Além do crescimento de Rosinha e do recuo de Arnaldo, tem destaque o crescimento da candidata Odete Rocha. Mas este efeito pode não ser o suficiente para provocar um segundo turno caso ocorra um depósito de voto útil em Rosinha, entre os eleitores que rejeitam Arnaldo e temem que este possa reverter o quadro de desvantagem em um segundo pleito.

Como lembrou o urgente! aqui dia desses, nas eleições de 2004 o candidato Geraldo Pudim, apoiado por Garotinho, venceu o primeiro turno, mas perdeu o segundo para Carlos Alberto Campista (veja aqui pesquisa Ibope da época).

Para uma melhor análise da situação, também será interessante conferir a íntegra do relatório com o detalhamento da pesquisa, que o Ibope é obrigado a disponibilizar, como fez com a primeira contratada pela emissora.

Alunos acampados na UENF

Fotografia: Yuri Amaral


Alunos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) mantêm um acampamento no campus da universidade como parte dos movimentos de manifestação por criação do Restaurante Universitário e outras reivindicações. Mais informações no CMI e no blog do Yuri Amaral
Fotografia: Yuri Amaral

Pauta de reinvidicação do Movimento Estudantil da UENF:

- Construção do Restaurante Universitário (bandejão)
- Construção do Alojamento Estudantil
- Equiparação das bolsas ao salário mínimo
- Transparência e agilidade nos diversos processos administrativos
- Paridade Eleitoral e nas Instâncias Deliberativas

Rádio, o patinho feio das mídias

O Ibope divulgou ontem pesquisa sobre investimentos publicitários em mídias no Brasil. Somente no primeiro semestre de 2008 o setor movimentou um montante de R$ 26 bilhões.

A televisão continua a levar a melhor na divisão do bolo, com 51% do total (R$ 13 bilhões). O veículo é seguido por jornais (27%), revistas (9%), TV por assinatura (8%), e rádio (5%).

Íntegra da pesquisa aqui.

Super locadora chega ao NF

Locadoras locais, tremei. A 100% Vídeo inaugura amanhã, em Macaé, a sua primeira loja na região. A rede, que possui 88 lojas em 17 estados, adotou uma política de expansão no Rio de Janeiro e anuncia ter interesse também em Campos (além de Teresópolis, Petrópolis, Volta Redonda, Cabo Frio e Duque de Caxias).

Ato pelo diploma é amanhã


A Fenaj e sindicatos de jornalistas, além de outras entidades apoiadoras, realizam nesta quarta, 17, às 13h, ato público nacional em Brasília para defender a formação universitária e a regulamentação profissional dos jornalistas. A manifestação será em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal). Será entregue ao ministro Gilmar Mendes documento com milhares de assinaturas de apoio à manutenção do diploma como requisito para o exercício da profissão.

Em meio ao conflito

Foto: Antônio Cruz / ABr
Em meio à crise política na Bolívia, uma criança aguarda a desobstrução de uma estrada que liga Santa Cruz de La Sierra a Cochabamba. A foto, de Antônio Cruz (ABr), faz pensar sobre a insanidade dos adultos.

Antes que caia

Foto: Vitor Menezes 20.01.2008

A Prefeitura de Campos anunciou ontem que começa ainda neste mês obras emergenciais no Solar Visconde de Araruama, na Praça São Salvador. A empresa vencedora da licitação, Coneng Engenharia, assinou o contrato para recuperar o telhado do prédio e fazer a descupinização e a restauração da fachada. A obra foi orçada em R$ 807.071,66.

users online